Engenharia da Poli conta com 750 vagas para o vestibular

Além das 740 vagas para os diversos cursos de engenharia da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli/USP), do campus da capital, serão oferecidas dez vagas especificamente para o novo curso de engenharia de petróleo, que será ministrado em Santos, no litoral paulista, a partir de 2012. Assim, no próximo vestibular, essas dez vagas serão disputadas de forma independente das outras 740.
Considerada a maior escola de engenharia da América Latina, a Poli oferece 18 opções de cursos de graduação, agrupados em quatro áreas da engenharia: civil, elétrica, mecânica e química.
O novo curso de engenharia de petróleo funcionará num prédio construído por Ramos de Azevedo, no bairro Vila Matias, na região central de Santos. As aulas serão ministradas pelos mesmos professores que hoje lecionam no curso em São Paulo. Com a expansão das vagas, que deve chegar a 50 no curto prazo, a previsão é que se contratem 30 novos docentes até 2013. 

De acordo o chefe do Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo, do campus da capital, Laurindo de Salles Leal Filho, um dos responsáveis pela implantação do novo curso, o foco do ensino será o mesmo no campus do litoral. “O profissional continuará sendo capacitado para atuar em diversos segmentos da cadeia produtiva do petróleo, desde os estudos geológicos iniciais, passando pela perfuração de poços até a produção e o processamento primário do petróleo e do gás”, explica. 

Para prepará-lo para desempenhar essas diversas funções, o curso da Poli confere ao profissional uma formação multidisciplinar, incluindo em sua grade curricular, além das disciplinas tradicionais da engenharia, outras relacionadas à geologia, geofísica e sistemas oceânicos. “Essa interdisciplinaridade de conhecimentos é necessária, pois reflete o próprio trabalho de campo do engenheiro de petróleo”, diz Leal Filho. 

Uma das tecnologias abordadas no curso de engenharia de petróleo da Poli é justamente a de exploração de petróleo em campos profundos, o que vai ao encontro das demandas futuras do pré-sal da bacia de Santos. A Poli também promove diversas visitas dos alunos às bases de produção de petróleo, o que os ajuda a vislumbrar os desafios que terão pela frente. “Os graduandos têm ainda a oportunidade de estagiar em empresas do setor com as quais a Poli mantêm convênios, o que é fundamental para estreitar a relação do engenheiro de petróleo com o mercado de trabalho”, finaliza Leal Filho. 

Para informações sobre a forma de ingresso na Poli, visite os sites: http://www.fuvest.br/index.html ou www.poli.usp.br.

Autor: Assessoria de imprensa