SP propõe eletroanel para evitar blecautes na Copa

A secretaria de Energia do Estado de São Paulo enviou segunda-feira ao Grupo de Trabalho da Copa, montado pelo governo federal, uma proposta para que se faça uma espécie de “eletroanel” -uma referência ao Rodoanel -, que interligue todas as subestações de transmissão de energia da capital do Estado. A ideia é que a interconexão permita que a energia seja redirecionada imediatamente em caso de problemas em determinada subestação, evitando blecautes.

De acordo com o coordenador de Energia da secretaria, Arnaldo Silva Neto, cerca de 80% da rede está pronta para ser interligada, o que reduziria o volume de investimentos que teriam que ser feitos em reforços e com grande impacto de segurança no fornecimento. O valor ainda não foi estimado, segundo Silva, porque a AES Eletropaulo e a EDP Bandeirante estão analisando o que precisaria ser feito em suas redes.

O diretor de operações da Companhia de Transmissão Paulista (CTEEP), Celso Cerchiori, que apelidou o sistema de “eletroanel”, diz que não há qualquer restrição patrimonial para que se faça a interligação. Seria apenas questão de licenciamento ambiental. Para que todas as subestações estivessem interligadas, as obras demorariam, em média, um ano. O sistema impediria que problemas que têm atingido algumas subestações da CTEEP, causando apagões na capital, se repetissem.

Atualmente, cada subestação da Grande São Paulo atende, em média, 500 mil consumidores. Foi necessário enviar o projeto ao GT da Copa para obter a anuência do Operador Nacional do Sistema (ONS) e da Aneel, para que os investimentos possam ser recuperados na tarifa.

Autor: Valor Econômico