Prefeitura e Instituto de Engenharia promovem seminário sobre reciclagem e inovação

Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo

Foi realizado ontem o seminário: “Pavimentação na Cidade de São Paulo: Tecnologias de Reciclagem e Inovações aplicadas à Sustentabilidade Urbana”, um projeto da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb) de São Paulo em parceria com o Instituto de Engenharia, sede do evento.

O encontro se iniciou com as palavras do secretário-adjunto da Secretaria Municipal da Coordenação das Subprefeituras de São Paulo, Eugênio Pavicic, que falou sobre o decreto do prefeito Gilberto Kassab que torna obrigatório o uso de entulho de construção civil em obras de pavimentação das ruas da capital. “O prefeito foi bastante ousado com esse projeto e não existe logística reversa melhor do que o reaproveitamento dos resíduos da construção nas obras de engenharia”.

Segundo Pavicic, “os materiais que costumam ser reciclados são os resíduos das construções civis e os resíduos da fresagem do asfalto”, que consiste no corte de uma ou mais camadas do pavimento asfáltico por meio de processo mecânico a frio.

A fresagem de pavimento tem como finalidade fazer a remoção de pavimentos previamente à execução de novo revestimento asfáltico e reabilitar o pavimento danificado, que apresentem desgastes ou que se encontrem envelhecidos.

Pavicic explicou também como funciona a reciclagem dos materiais, primeiro acontece à desconstrução de algum prédio, por exemplo, do São Vito no centro de São Paulo. Em seguida ocorre à separação dos materiais, o que pode ser reciclado vai para a Unidade de Reciclagem Júlio de Mesquita Neto em São Paulo, e os resíduos da fresagem vão para a Usina de Reciclagem Móvel. São definidas as vias para pavimentação que passam por uma pré-avaliação técnica e depois elas são recapeadas.

O prefeito de São Paulo esteve presente, “esse seminário é mais uma oportunidade que temos de buscarmos a excelência nas ações administrativas da prefeitura. Graças a uma parceria da iniciativa privada com o Poder Público e abençoada por diversas entidades – sobretudo pelo Instituto de Engenharia, anfitrião do encontro -, oferecemos a possibilidade de promover a troca de experiências e de conhecer o que há de mais avançado em termos de pavimentação no mundo”, afirmou Gilberto Kassab, ao lado dos secretários municipais Ronaldo Camargo, da Coordenação das Subprefeituras, e Elton Santa Fé, da Infraestrutura Urbana e Obras.

Também participaram do evento, o presidente do Instituto de Engenharia, Aluizio de Barros Fagundes, o engenheiro José Rodriguez Vazquez, da Limpurb; o consultor internacional Prof. Dr. Dave Collins; a Prof. Dra. Liédi Bernucci, da Escola Politécnica/USP; o Prof. Dr. Kim Jenkins, da Stellenbosch University, e o engenheiro Afonso Luis Corrêa de Virgiliis, da Comissão de Normas (Siurb/PMSP).

O evento foi dirigido a especialistas que atuam na prefeitura, associações e entidades ligadas ao Instituto de Engenharia, o seminário abordou, entre outros assuntos, a questão da geração e manejo dos resíduos sólidos e a utilização de seu agregado reciclado no programa de recapeamento.

Autor: Marília Ravasio