Guindaste móvel mais alto do mundo também é o mais resistente

As pás da maior turbina eólica do mundo não brotam do rotor como se fossem folhas. E, com 364 toneladas, você precisa de um guindaste bastante resistente – como o Liebherr LTM 11200-9.1, que conseguiria levantar três turbinas dessa ao mesmo tempo.

O LTM 11200-9.1 é tanto o guindaste telescópico mais alto do mundo, como o mais forte, levantando até 1.200 toneladas (ou 12 baleias-azuis adultas). O braço telescópico de oito partes – que de fato se estende como um telescópio – chega a até 100m de extensão (15m a mais que o ex-recordista) e, com uma lança de guindaste, ele consegue levantar cargas a até 190m, ou mais de 50 andares de altura! No entanto, mesmo tendo até 200 toneladas de contrapeso, para quando o LTM 11200-9.1 precisar levantar mais de 900 toneladas, ele só se estende por até 2,5m para o lado sem se inclinar.

O guindaste é movido por um motor separado de seis cilindros e 240kW, além do motor de 500kW que faz funcionar o caminhão de 9 eixos e 20m de extensão que leva o guindaste. O braço de 100 toneladas tem quase a mesma extensão do caminhão, e precisa ser enviado separadamente quando o guindaste é levado para outro lugar. Felizmente, o caminhão não é muito mais largo que um caminhão grande normal: ou seja, ele consegue viajar onde outros guindastes grandes não podem – como em campos, onde moram as turbinas eólicas.

 [Liebherr – Turner Brothers LLC – Makro Engenharia]

Assista ao vídeo:

Autor: Gizmodo