Revolução Constitucionalista de 1932 comemora 79 anos

O Instituto de Engenharia comemorou, no dia 6 de julho, o 79º aniversário da Revolução Constitucionalista de 32. Na abertura, o jornalista e sócio do Instituto de Engenharia Randolpho Marques Lobato fez resumo histórico do movimento e passou a palavra ao vice-presidente de Relações Externas do Instituto de Engenharia, Amândio Martins, sobrinho de ex-combatente. Ele estava representando Aluizio de Barros Fagundes, presidente, que não pôde comparecer ao evento. 

Além de Lobato e Martins, participaram da solenidade José Eduardo Cavalcanti, conselheiro do Instituto; João Ernesto Figueiredo, presidente do Conselho Consultivo do Instituto; Pedro Paulo Penna Trindade, vice-presidente do Conselho Deliberativo da Sociedade Veteranos de 32 – MMDC; Herrnâni Donato, historiador, escritor e secretário Geral e da Comissão de Publicações da Academia Paulista de Letras; Og Pozzoli, membro da Associação Comercial de São Paulo;  e oficiais representantes do Estado Maior do Comando Militar do Leste e da Polícia Militar do Estado de São Paulo, como o Tenente Coronel Nunes do Comando Sudeste e Major da Polícia Militar, Ricardo Pereira de Jesus, representando o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. 

De acordo com Hernâni Donato, “em seis dias 27 mil homens se alistaram para combater a revolução e 36 mil mulheres também se ofereceram para ajudar. São Paulo possuía poucos soldados, armas e munições, havia apenas uma máquina de fazer cartuchos, porém em 30 dias os engenheiros da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, conseguiram fazer 24 mil cartuchos, que eram feitos e reaproveitados depois de usado, sendo recalibrados”. 

Para encerrar o evento, sob coordenação de José Eduardo Cavalcanti, o Instituto de Engenharia mostrou, em seguida, um vídeo sobre a participação do Instituto de Engenharia na Revolução de 32.

Autor: Marília Ravasio