Cientistas criam proteção para navios à base de sementes de palmeira

Cientistas alemães desenvolveram uma nova superfície artificial, inspirada em sementes flutuantes de uma espécie de palmeira, que pode fornecer uma alternativa para as tintas tóxicas usadas atualmente para evitar a incrustação em cascos de navios.

– Estas plantas têm sementes que são dispersadas pelas correntes dos oceanos, livres de incrustação e, por isso, quisemos imitar esta propriedade – explica a pesquisadora Katrin Mühlenbruch, que está apresentando o trabalho nesta segunda-feira na Conferência Anual da Sociedade de Biologia Experimental, em Glasgow.

Os pesquisadores jogaram ao mar sementes de 50 espécies durante 12 semanas. As sementes de 12 espécies não mostraram nenhum depósito.

– Começamos então a examinar a microestrutura da superfície das sementes para saber se poderíamos imitá-las em uma superfície artificial e decidimos reproduzir as sementes com estrutura parecida com a de um pelo – diz Mühlenbruch. – Esta estrutura é especialmente boa para prevenir incrustação porque as fibras se movem constantemente, evitando que organismos marinhos se alojem.

Usando uma base de silicone, os pesquisadores criaram uma superfície artificial similar à das sementes e testaram sua flutuação no mar.

– Os resultados iniciais foram bons, mas ainda temos um longo caminho a trilhar – Mühlenbruch.

Autor: O Globo