Instituto de Engenharia participa de audiência pública sobre as Copa de 2014

Cerca de mil pessoas participaram da audiência pública e do seminário para acompanhamento das ações para a realização da Copa 2014, no Memorial da América Latina, quarta-feira (21/06). Realizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-SP) e pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), compareceram profissionais do segmento de Engenharia e Arquitetura, além de autoridades empresariais e governamentais. 

O Ministro dos Esportes, Orlando Silva, defendeu o sigilo na contração das obras do governo, para a realização desse mega evento, daqui a três anos, com o intuito de evitar o lobby das grandes empresas. 

“Queremos aperfeiçoar a lei para inibir a corrupção, porque há corrupção com as regras de hoje”, afirmou. Disse, ainda que estava “atento às manifestações dos profissionais da área tecnológica. Acompanhei a primeira Audiência Pública, em Brasília e estou aqui, no encerramento desse ciclo, para dizer que o Governo está acompanhando e que nós estamos abertos para ouvir tanto o Confea quanto os Creas”. 

Os debates também giraram em torno da MP 512/10 – Regime Diferenciado de Contratações Públicas – RDC, que somente se aplica para eventos esportivos – Copa FIFA 2014, Jogos Olímpico de 2016 no Rio de Janeiro. A realização do evento na Cidade de São Paulo faz parte de uma agenda do CONFEA/CREA’s em todas as cidades-sedes da Copa do Mundo. São Paulo foi a 12ª etapa.
Amândio Martins, vice-presidente do Instituto de Engenharia, representou a entidade. “A audiência pública foi de grande valia para que se cumpram as etapas de planejamento até a realização da Copa do Mundo de 2014”, afirmou o vice-presidente. 

Estiveram presentes: Marco Túlio de Melo e José Tadeu da Silva, respectivamente, presidentes do CONFEA e do CREA; Márcio França – Secretário de Esportes e Turismo do Estado de São Paulo, representando o Governador de São Paulo Geraldo Alckimin; Gilberto Kassab – Prefeito da Cidade de São Paulo; Jamil Mourad – Deputado Estadual – representando a Assembléia Legislativa de São Paulo e o vereador Netinho de Paula – representando a Câmara Municipal de São Paulo.

Autor: Instituto de Engenharia