Presidente da Infraero garante que aeroportos ficarão prontos para a Copa de 2014

Em audiência pública conjunta das Comissões de Defesa do Consumidor; de Viação e Transportes; e de Turismo e Desporto, requerida pelo deputado Otavio Leite (PSDB-RJ), o presidente da Infraero – Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária, Gustavo Vale afirmou que todos os aeroportos das cidades-sede da Copa de 2014 estarão prontos e operando acima da demanda até dezembro de 2013 com a concessão de parte dos investimentos para o setor privado.

Segundo Gustavo Leite a Infraero investirá, até a realização da Copa do Mundo de 2014, mais de R$ 5 bilhões para ampliar a capacidade dos aeroportos.

Na semana passada o governo anunciou a decisão de conceder à iniciativa privada os aeroportos de Guarulhos (SP), Viracopos (SP) e Brasília (DF). De acordo com nota divulgada pela SAC – Secretaria de Aviação Civil, as concessões serão feitas por meio de sociedades de propósito específico, constituídas por empresas privadas que se encarregarão da gestão desses aeroportos e pela Infraero, que terá participação até 49% em cada aeroporto.

Para o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt de Oliveira, a concessão deve seguir o modelo bem-sucedido de capital misto de estatais como a Petrobras, Eletrobras e o Banco do Brasil.

O deputado Otavio Leite, um dos autores do requerimento, considerou acertada a decisão do governo de realizar concessões. Para ele, ficou clara a falta de capacidade da Infraero para, sozinha, gerenciar o sistema aeroviário, pois nos últimos cinco anos, segundo o parlamentar, a empresa recebeu R$ 7 bilhões, mas somente 25% deste total foi utilizado.

O presidente da Infraero explicou que um percentual do orçamento não foi gasto porque os aeroportos ainda estão em fase de licitação, período em que não é gasto dinheiro. Gustavo Vale afirmou que no próximo ano a Infraero iniciará as obras de infraestrutura que estão sendo licitadas.

Autor: Ribeirão Preto On-Line