Bahia investe em ciclovias para 2014

A Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) anunciou que deve implantar nas cidades de Salvador e Lauro de Freitas 217 km de estrutura cicloviária, dentro do denominado projeto “Cidade Bicicleta”. O projeto ainda está em elaboração de plano funcional que definirá a estrutura cicloviária a ser construída em cada trecho. Esta fase deve ser concluída no final deste mês de junho.

O plano prevê que a malha cicloviária seja distribuída pelos principais corredores viários das duas cidades, passando pela orla, Avenida Paralela, Mussurunga /Lauro de Freitas, Cidade Baixa/Calçada e vias de acesso à Paralela, Centro e entorno da Fonte Nova, Tudo, de acordo com o projeto, conectado com outros modais de transporte – ônibus, metrô e trem.

A diretora de equipamento e qualificação urbanística da Conder, Lívia Gabrielli, disse que o projeto prevê bicicletários, que serão parte integrante do sistema e, como ressaltou, fundamental para o desenvolvimento das vias ciclísticas em comum com os terminais.

Questionada sobre a possível oferta de banheiros e vestiários, informou que devem estar nos locais de trabalho e estações de transbordo, sendo a instalação de responsabilidade dos administradores das estações. Os investimentos serão da ordem de R$ 41 milhões, mas os recursos ainda não foram liberados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). “Vamos ver se poderá haver contrapartida também do Ministério das Cidades, que tem o programa Bicicleta Brasil” disse Lívia Gabrielli.

Autor: Sinaenco