Prefeitura de SP aprova relatório de impacto de vizinhança para Itaquerão

A Prefeitura de São Paulo aprovou neste sábado (14) o Relatório de Impacto de Vizinhança (RIVI) referente à análise dos impactos da implantação da Arena Sport Club Corinthians Paulista. O documento é assinado pelo secretário Municipal do Verde e do Meio Ambiente e presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente, Eduardo Jorge. A confirmação foi feita nesta segunda-feira (16) pela Prefeitura.

A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente faz, no entanto, uma série de exigências e recomendações que deverão ser atendidas ainda neste ano, entre elas, a de apresentação de propostas de controle de ruídos, de redução do impacto do tráfego gerado pelo estádio no trânsito local, apresentação de plano de compensação da emissão de gás carbônico equivalente ao número de vagas para estacionamento, licenciamento da construção de heliponto de acordo com as normas municipais, plano de enquadramento do empreendimento a práticas sustentáveis (como uso de energia solar, torneiras com fechamento automático) e plano de garantia de acessibilidade para portadores de deficiência.

Os empreendedores terão de apresentar ainda a documentação quanto ao controle da movimentação de terra durante a execução da obra, gerenciamento de áreas verdes, de áreas contaminadas, drenagem e aquíferos existentes, e do licenciamento ambiental necessário para implantação de quatro subestações de energia.

O projeto do estádio do Corinthians tem aprovação da certidão de diretrizes, emitida pela Secretaria Municipal de Transportes (SMT) em 29 de abril. Na ocasião, a SMT informou que a licença para construção do empreendimento ainda dependia do Relatório de Impacto de Vizinhança que acaba de ser liberado.

Segundo a SMT, o projeto tem parecer favorável da Câmara Técnica de Legislação Urbana (CTLU), ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU).

Autor: G1