Fim de prazo para assinatura de contrato do monotrilho

A previsão estabelecida pelo Consórcio Monotrilho Manaus como limite para a construção do modal na cidade até a Copa de 2014 acabou e o governo ainda não tem previsão para a abertura do envelope com a proposta de preço da construção.

Na primeira quinzena deste mês, o presidente do Conselho de Administração e sócio fundador da Scomi Internacional, Shah Hakim Zain, afirmou que a obra só ficaria pronta antes do evento se o contrato entre o governo com a empresa fosse assinado até o final do mês de abril.

Na ocasião, Shan Hakim apontou que assinando o contrato nesse prazo, as empresas poderiam gastar um valor inicial maior, mas seria possível concluir em tempo hábil.

Segundo o secretário de estado de Planejamento, Marcelo Lima, o governador ainda não liberou a abertura do envelope com a proposta do consórcio.

“Não houve uma orientação do governador porque estamos fechando alguns fatores como a integração entre o monotrilho e o BRT, por exemplo”, disse.

Segundo Marcelo Lima, a data estabelecida pelo consórcio é a previsão das empresas. Mas o governo montou um cronograma para a execução do projeto começando as obras até junho.

“Essa é a data ideal para eles, mas sabemos que é possível que a obra seja iniciada até o mês que vem. Ainda temos o mês de maio inteiro para terminarmos a fase de análise de projeto e propostas”, apontou.

O secretário relatou, ainda, que é possível assinar o contrato, lançar a ordem de serviço e iniciar as obras com rapidez.

“Podemos lançar a ordem de serviços e iniciar as obras no mesmo dia, como fizemos na Arena da Amazônia, por isso ainda estamos no prazo, na nossa data limite”, destacou.

O processo licitatório para a construção do monotrilho deveria ter sido concluído no primeiro trimestre de 2010. O Ministério Público Federal (MPF) fez uma série de questionamentos e considerações sobre o processo. A morosidade na construção do modal compromete a realização da Copa na cidade.

O Consórcio Monotrilho Manaus, única credenciada para na licitação é formado pelas empresas CR Almeida S/A Engenharia de Obras, Mendes Júnior Trading e Engenharia S/A, Serveng Civilsan S/A Empresas Associadas de Engenharia e a Scomi Engineering.

A assessoria de comunicação do consórcio informou que as empresas aguardam um posicionamento do Governo do Estado e que, quanto mais tempo passa, o valor vai aumentando.

Autor: A Crítica – Manaus