Governo do Rio afirma que Maracanã vai ficar pronto no ano que vem

O Maracanã está aberto à Fifa para mostrar que as obras do estádio estão dentro do cronograma e que a arena ficará pronta para a Copa das Confederações, afirmou nesta quarta-feira a secretária estadual de Esportes do Rio de Janeiro, Márcia Lins.

“O (presidente da Fifa, Joseph) Blatter não precisa ficar preocupado que o cronograma será cumprido”, afirmou ela em entrevista à Reuters.

O suíço Blatter manifestou esta semana preocupação com o andamento das obras nos estádios das cidades que serão sede da Copa de 2014 e declarou que o Brasil está mais atrasado em sua preparação para o Mundial que a África do Sul, palco da Copa de 2010.

O dirigente alertou que os atrasos podem deixar Rio e São Paulo fora da Copa das Confederações, e disse que problemas políticos prejudicam ainda mais os preparativos, o que foi negado pelo comitê organizador e pelo governo brasileiro.

“Se tiverem dúvidas elas podem ser esclarecidas. Podem vir aqui e acompanhar o andamento das obras do Maracanã”, afirmou a secretária, acrescentando que a falta de informações precisas pode ter motivado o alerta da Fifa.

“Temos câmeras que monitoram as obras e o comitê organizador local tem acesso. Há visitações diárias e inspeções que podem comprovar que o Maracanã não será problema para a Copa das Confederações. O estádio vai estar pronto em dezembro de 2012. Não há risco disso não acontecer”, enfatizou.

Márcia Lins disse que trabalha com a perspectiva de que o Maracanã seja a principal arena da Copa das Confederações, que será realizada em 2013 e servirá como principal teste para o Mundial de 2014.

“Isso será uma questão natural. Um dos objetivos da Copa das Confederações é testar os estádios para a Copa. O Maracanã, além de ser o palco da final de 2014, será usado para outros jogos. O Rio é também a porta de entrada do Brasil, o que dá ainda mais relevância ao estádio”, afirmou .

A secretária disse que o Maracanã está em fase final de demolição de áreas que serão remodeladas ou reconstruídas, como arquibancadas e rampas. Os operários também já iniciaram a fundação de novas instalações como rampas e estruturas pesadas.

No próximo dia 19, será apresentado o projeto executivo das obras do estádio, que vai detalhar todas as intervenções que serão feitas. Nesse dia, será divulgado se a cobertura do estádio será restaurada ou totalmente refeita em função de problemas de infiltração detectados. Dependendo da solução, o orçamento da obra poderá subir dos atuais 705 milhões de reais para mais de 1 bilhão de reais.

“Se optar pela restauração, a vida útil será de mais 10 anos, e se optar por uma reconstrução o tempo de vida pode ser de 20, 30 anos dependendo do material a ser usado”, avaliou.

Recentemente, a planilha de obras no estádio foi contestada pelo Tribunal de Contas da União, que determinou a suspensão de repasses de verbas federais do BNDES até que as dúvidas fossem sanadas.

Autor: UOL