Pré-temporada para Copa e Olimpíadas mobiliza o mercado de engenharia

A fase de preparação para quem pretende trabalhar em um dos vários projetos para a Copa do Mundo e Olimpíadas já foi iniciada. Cidades como São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e demais capitais se preparam para as obras de infraestrutura como metrôs, estádios, aeroportos, estradas, entre outros. Para colocar todo esse planejamento em ação, o mercado necessita de uma grande quantidade de profissionais qualificados, principalmente, do setor de engenharia.

Segundo dados do Censo da Educação Superior de 2009, divulgado em janeiro de 2011 pelo Ministério da Educação, o número de estudantes graduados em todas as áreas de ensino dobrou em sete anos, passando de 3,5 milhões para 5,9 milhões desde 2002. Isso ocorreu devido ao fácil acesso ao ensino superior, com o surgimento de várias instituições. São números que representam, aparentemente, uma boa oferta para o mercado de trabalho. Porém, em termos de qualificação, para atender os eventos esportivos, só a formação acadêmica nem sempre é suficiente.

Diante desse contexto, algumas empresas e profissionais do meio acadêmico já vêm apostando em cursos de especialização para suprir a demanda por profissionais diferenciados. Exemplo disso é o CEASE – Curso de Especialização em Automação de Sistemas Elétricos, resultado de uma nova parceria firmada entre o Inatel – Instituto Nacional de Telecomunicações, pioneiro no ensino e na pesquisa especializada em engenharia elétrica e de telecomunicações no Brasil, e a SEL – Schweitzer Engineering Laboratories, multinacional fabricante de relés digitais para proteção e automação de subestações de energia.

A iniciativa da empresa SEL, presente no Brasil há dez anos, visa contribuir com as instituições e estimular, com suas parcerias acadêmicas, a valorização de seus alunos dentro das empresas onde trabalham, tornando os profissionais cada vez mais capacitados.

. CEASE – Curso de Especialização em Automação de Sistemas Elétricos| Inscrições: www.inatel.br |Duração: dois anos|Início das aulas: agosto 2011, na SEL (Campinas / SP), aos sábados| Certificado de conclusão: emitido pelo Inatel].

Autor: Portal Fator Brasil