Barros Munhoz é reeleito presidente da Assembleia de SP

O deputado Barros Munhoz (PSDB) foi reeleito presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo em votação ocorrida na tarde desta terça-feira (15). A eleição aconteceu após um acordo entre PT e PSDB. Em troca da permanência do tucano, o PT garantiu o cargo na 1ª secretaria, que será ocupada pelo deputado Rui Falcão. Também concorreram à presidência da Casa os deputados Olímpio Gomes (PDT) e Carlos Giannazi (PSOL). O parlamentar precisava de 48 votos, em eleição nominal e aberta. Ele recebeu 92 votos.

A eleição do presidente da Casa aconteceu após a posse dos 94 deputados estaduais eleitos em outubro de 2010. Em uma cerimônia que durou cerca de 40 minutos, eles prestaram juramento e ouviram uma mensagem enviada pelo governador do estado, Geraldo Alckmin, com uma síntese das atividades do governo no último ano, em áreas como educação e saúde.

Durante seu discurso de posse, Munhoz falou sobre os votos que recebeu dos deputados do PT, partido de oposição na Casa. “Quero fazer um agradecimento especial ao PT, que foi cobrado por estar apoiando o deputado Barros Munhoz. Isso acontece em todos os parlamentos democráticos, é um sinal de maturidade”, afirmou o presidente da Assembleia.

A solenidade começou às 15h20 e terminou por volta das 16h. Familiares dos deputados acompanharam a posse acomodados em cadeiras espalhadas pelo plenário. A plateia também ficou lotada. O presidente da Casa, Barros Munhoz, leu o juramento e chamou todos os deputados eleitos, por ordem alfabética. Até os deputados que irão se afastar, como Bruno Covas, nomeado em janeiro deste ano secretário estadual do Meio Ambiente, participaram da cerimônia. Os suplentes devem tomar posse nesta quarta-feira (16).

A mensagem do governador foi lida pelo deputado Aldo Demarchi (DEM). Ela falava sobre programas criados pelo governo na área da educação, saúde e citou obras viárias, como o Trecho Sul do Rodoanel. Também participaram da cerimônia o vice-governador, Guilherme Afif Domingos, e o secretário da Casa Civil, Sidney Beraldo.

Autor: G1