Estádio Olímpico de Londres completa mil dias em construção

Na última semana, as obras do Estádio Olímpico de Londres completaram mil dias. Segundo a ODA (Olympic Delivery Authority), responsável pela coordenação das obras de todo o Parque Olímpico, a parte estrutural do estádio já está completa, juntamente com os assentos e holofotes. Com projeto do escritório HOK, a obra está orçada em US$ 715 milhões.

O terreno que vai abrigar o Estádio foi adquirido em julho de 2007, numa região degradada da parte Leste de Londres, com o intuito de promover a revitalização da área. Os 33 galpões locais foram demolidos e o solo, contaminado no século passado por uso industrial, passou por um processo de remediação. Aproximadamente 800 mil t de terra foram retiradas durante a terraplenagem e reutilizadas em outras obras do Parque Olímpico.

O estádio conta com uma estrutura mista de concreto e aço. A arquibancada inferior do estádio, com capacidade para 25 mil pessoas, e toda a infraestrutura de vestiários e administração têm estrutura de concreto. Já a arquibancada superior, que é removível e terá capacidade para 55 mil espectadores, tem estrutura em aço.

No dia 22 de maio de 2008 começaram os trabalhos para a construção da fundação de estacas escavadas do estádio. Os 4 mil buracos de 25 m de profundidade foram preenchidos com concreto. Em seguida, foram construídas as lajes que dão base para o campo, para a pista de atletismo e para a construção da estrutura da arquibancada inferior.

Já em agosto daquele ano, as peças pré-moldadas da arquibancada inferior foram instaladas. Enquanto as arquibancadas inferiores estavam sendo montadas, a execução da estrutura de aço para as arquibancadas superiores era iniciada.

Após um ano de construção, parte da estrutura de aço que sustenta a cobertura do estádio já estava terminada. As 28 peças que formam a estrutura já estão colocadas, assim como a cobertura, que cobrirá aproximadamente 2/3 das arquibancadas. Os 14 holofotes, instalados a 60 m de altura do campo, foram testados no final de dezembro do ano passado.

Além das cerimônias de abertura e encerramento dos jogos, o estádio receberá as competições de atletismo, já que as partidas de futebol serão realizadas no Estádio de Wembley. Atualmente, são realizados os trabalhos para a construção do campo e da pista de atletismo. A expectativa é que o local seja inaugurado no dia 27 de julho, um ano antes do início das Olimpíadas de 2012.

Parque Olímpico

De acordo com a ODA, os principais equipamentos do Parque, compostos pelo Velopark, pelo Centro de Esportes Aquáticos, pelo Centro de Imprensa, pelas Arenas de Basquete e Handebol e pela Vila Olímpica já estão 80% construídos. Todas as obras deverão ser finalizadas até setembro de 2011, para passar por uma fase de testes antes dos jogos. Além disso, a ODA afirma que mais da metade de pontes e vias do parque já estão estruturalmente prontas.

Autor: PiniWeb