Mesmo em alta carreira precisaria ser revista

Embora lidere o ranking de abertura de vagas no mercado de trabalho durante janeiro deste ano, os engenheiros acreditam que a carreira precisa de melhorias concretas para garantir mais aderência ao mercado.

De acordo com o Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (Seesp), propostas como aumento salarial e benefícios precisam ser otimizadas e implementados o quanto antes.

Pois, segundo levantamento divulgado pela Infomoney, 20,32% das vagas disponíveis no mercado no mês de janeiro foram para a carreira de engenharia. Hoje no Brasil o salário de um profissional da engenharia corresponde a nove salários mínimos. O Seesp acredita que incentivos para recém-formados e benefícios voltados à inclusão dos profissionais no mercado são essenciais para preencher o déficit de mão de obra atual. 

Por isso, o sindicato pretende somar esforços com o conjunto do movimento sindical brasileiro, na luta por diversas questões. “Se proporcionarmos uma carreira segura é mais fácil preencher as vagas disponíveis no mercado”, enfatiza Murilo Pinheiro, presidente do Seesp.

Assim, a entidade criou o Instituto Superior de Inovação Tecnológica (Isitec), que tem previsão de inauguração em 2012. O Isitec deverá oferecer aos estudantes um ensino de excelência, com foco na inovação, proporcionando cursos de graduação e pós-graduação, e ainda parcerias internacionais com o intercâmbio de conhecimento entre países como Brasil e Alemanha.

Vale lembrar que o Seesp, fundado em 1934, conta com uma longa história de luta em defesa dos profissionais da engenharia e da tecnologia nacional.

Autor: DCI