UHE jirau realiza 120 mil m³ de concretagem em dezembro

A Usina Hidrelétrica Jirau atingiu em dezembro de 2010 a marca de 120 mil m³ de concreto realizado. Essa quantidade de concreto é suficiente para a construção de um estádio e meio do tamanho do Maracanã e foram necessárias 22 mil viagens de caminhões tipo betoneira, que enfileirados compreende uma distância aproximada de 130 km.

O número alcançado é resultado do ritmo acelerado da obras civis, sob responsabilidade da construtora Camargo Corrêa e fiscalizadas pela Leme Engenharia. A UHE Jirau está prevista para funcionar a plena capacidade em junho de 2014, data que já terão sido empregados 2,7 milhões de m³ de concreto.

“Estamos trabalhando em ritmo acelerado, atendendo às normas técnicas de segurança exigida, para garantirmos o desenvolvimento econômico e energético do Brasil. O vertedouro da margem direita deve ficar pronto em junho de 2011, quando desviaremos o curso do rio Madeira”, explica José Antônio Zanotti, gerente executivo da obra.

O vertedouro é constituído de 18 vãos e 19 pilares. Para a construção de cada pilar são necessários 8 mil metros cúbicos de concreto e de 60 dias para a sua realização. “O vertedouro quando pronto terá a capacidade de absorver uma vazão de 82 mil m³ de água por segundo, quantidade suficiente para encher 33 piscinas olímpicas por segundo”, enfatiza Zanotti.

A Usina Hidrelétrica Jirau é um empreendimento da Energia Sustentável do Brasil. Atualmente, 20 mil profissionais estão no canteiro de obras. Localizada a 130 km de Porto Velho, capital de Rondônia, a usina de 3.700 MW iniciará a geração comercial de energia em 2012. A plena capacidade, irá gerar eletricidade suficiente para abastecer 10 milhões de residências.

Autor: Diário da Amazônia