Engenheiros descobrem como o fogo se espalha em incêndios nos armazéns

Engenheiros da Universidade da Califórnia, em San Diego, descobriram onde e com que rapidez o fogo pode se espalhar em incêndios em armazéns. Apesar de muitos anos de investigação, incluindo o desenvolvimento de modelos analíticos e numéricos, além de extensa experimentação, a complexidade do processo de propagação das chamas para cima continua a confundir os pesquisadores.

– Incêndios em armazéns são definitivamente um grande problema e ainda não entendemos os meandros da questão – disse Michael Gollner, co-autor do estudo que estuda para PhD em engenharia mecânica e aeroespacial na universidade.

Na pesquisa, a equipe se concentrou na embalagem mais comum usada nos armazéns: o papelão ondulado, que afeta as previsões de propagação das chamas para cima. Como parte do estudo, taxas de dispersão do fogo durante os primeiros estágios da queima do papelão foram observadas em amostras.

– As chamas não se espalharam como previsto e por isso fizemos uma análise mais aprofundada da propagação das chamas em pequena escala. Descobrimos que o papelão, antes considerado um sólido material, na verdade tem diferentes camadas, que quando queimadas diminuem a taxa de propagação do fogo. Isso é muito importante para determinar o tempo até alcançar um extintor e lançar um jato d´água, o que serve como base para definir o sistema de proteção dos armazéns – explica Gollner.

O próximo passo dos pesquisadores é realizar experiências de propagação do fogo na superfície em diferentes ângulos.

Autor: O Globo