Caminhão de bombeiros com escada rolante poderia ajudar a salvar mais vidas

Orville Douglas Denison passou a juventude rabiscando aviões futuristas, mas, aposentado, se voltou a coisas mais pragmáticas. Seu “aerial fire truck”, um cruzamento de uma esteira rolante e uma escada, poderia ajudar os bombeiros a remover vítimas de prédios em chamas.

Denison começou a estudar as tecnologias de resgate em incêndios após assistir à cobertura na TV dos resgates do 11 de setembro no World Trade Center. Ele acabou se concentrando nas escadas usadas em prédios menores. Os bombeiros começaram a usar escadas telescópicas na década de 1880 e elas não mudaram muito desde então. “É ridículo subir, colocar alguém no seu ombro a vários metros de altura e depois descer”, diz Denison. Deve haver um jeito mais rápido, pensou ele. Projetou então uma escada móvel que pode ser adaptada nos caminhões atuais, capaz de reduzir o tempo de resgate pela metade.

Durante um resgate, os bombeiros estenderiam a escada hidráulica de Denison a até 35 metros. Mas ao invés de subir as escadas, o bombeiro subiria na base dela, e os degraus o ergueriam a uma velocidade de até 60 metros por minuto, mais do que o dobro da velocidade média de subida de um bombeiro com cerca de 60 quilos de equipamentos em uma escada Magirus. Atualmente, bombeiro chega à janela, coloca a vítima inconsciente em um saco de resgate, o prende à escada e aciona a ré para conduzir a vítima ao resgate. Denison diz que, para que toda a estrutura seja mobilizada para cima e para baixo, são necessários cerca de 15 minutos para carregar uma vítima de uma altura de 10 andares. Ele estima que seu projeto de escada rolante poderia levar até quatro pessoas ao chão em menos de quatro minutos.

Vários especialistas em incêndio elogiam o projeto de Denison, ao mesmo tempo em que apontam alguns problemas, sugerindo que em se tratando de tecnologia de resgates, quanto mais simples melhor. Mas Denison, que já recebeu a atenção de alguns fabricantes, recebe bem as críticas – ele pretende que sua escada se torne realidade. “Para mim”, diz ele, “é uma necessidade óbvia e uma solução para um antigo problema”. 

Conforme a escada hidráulica de Denison se estende, utiliza degraus adicionais localizados na unidade base. Os degraus ficam em rolamentos que deslizam em trilhos para alimentar a escada. Cada rolamento se move de forma independente e é preso a um cabo retrátil que mantém o conjunto organizado enquanto os degraus sobem e descem a escada a 90 centímetros por minuto.

Autor: Jalopnik