Discurso de Eduardo Lafraia em homenagem ao Eminente Engenheiro do Ano de 2010

Prezados senhores, prezadas senhoras,

É com muito orgulho e satisfação que faço esta apresentação do Eminente Engenheiro do ano de 2010, tradicional láurea do Instituto de Engenharia, concedida anualmente desde 1963, e que já homenageou vários dos mais representativos profissionais da engenharia brasileira.

O Instituto de Engenharia, ao escolher o nome de José Roberto Bernasconi como o Eminente Engenheiro do Ano de 2010, está na realidade prestigiando a engenharia brasileira através de um brilhante profissional, um empresário de sucesso e um líder empresarial com uma sólida carreira a serviço do país.

Conheci esse amigo e ilustre Engenheiro em 1977. Fui trabalhar na sua empresa como gerente Comercial. Ele era o diretor. Nesse período conheci a competência, a dedicação e o perfeccionismo do profissional.

Naquela época não existia computador e nossa equipe varava noites para preparar propostas que seriam minuciosamente examinadas pelo chefe no dia seguinte.

José Roberto Bernasconi graduou-se em engenharia civil, em 1965, pela escola politécnica da Uiversidade de São Paulo, na qual também foi professor na década de 70.

Lecionou a cadeira de construções de concreto e, posteriormente, a de pontes e grandes estruturas, demonstração clara de seu raciocínio lógico e sua competência técnica, características marcantes de sua vocação e sua carreira futura.

Sempre inquieto, formou-se em 2005 em direito, já com alguns cabelos brancos, e é hoje um advogado pleno, com carteirinha da OAB, numa comprovação de que sempre é possível ir além, em busca de novas profissões e novos desafios, mesmo na maturidade.

Como empresário, Bernasconi, como é conhecido e chamado, é hoje diretor-presidente da Maubertec engenharia e projetos e da Maubertec empreendimentos e construções.

Possui, além de uma longa trajetória técnica e empresarial, uma destacada militância nas entidades e associações de classe ligadas à engenharia e à cadeia produtiva da construção civil, em uma ação interessada e voluntária que demonstram e seu espírito público.

Bernasconi é hoje, por sua inteligência, capacidade técnica, obstinação e competência como orador, um dos mais destacados representantes do setor da engenharia no Brasil.

Essa vertente de participação na vida pública inicia-se com a sua eleição, ainda jovem, para presidir o Instituto de Engenharia na segunda metade da década de 80, quando desenvolveu duas gestões notáveis, de 1985 a 1989.

Nesse período, participou e liderou momentos cruciais para o Instituto de Engenharia, como a construção da atual sede, o que só foi possível com o trabalho árduo de sua equipe e com generosas doações de trabalho, de materiais e também financeiras de profissionais e empresas do setor.

O projeto memória, com depoimentos de expoentes da engenharia, que estão disponíveis na nossa biblioteca também é obra do Bernasconi.

Outro feito que demonstra sua visão como cidadão foi o evento “Os engenheiros e a constituinte” – em parceria com a associação dos engenheiros da Cesp.

Foi Bernasconi quem me trouxe para esta casa. Sempre me dizia que aqui eu faria amizades para trocar idéias, aumentar o meu relacionamento pessoal e profissional e atuar como cidadão interessado no desenvolvimento do país, aproveitando o ambiente propiciado pelo Instituto de Engenharia.

E ele estava certo. Posteriormente empenhou-se no intercâmbio para especialização técnica e profissional de jovens engenheiros Ibero-Latino- Americanos quando assumiu a presidência do Uniccon – Centro de Integração Universidade-Construção e consultoria, composto por entidades empresariais como Apeop, Sinaenco, Sinduscon-SP e Sinicesp e pela escola Politécnica da Universidade de São Paulo. (Francisco Romeu landi e como coordenador acadêmico o jovem professor recém-chegado do doutorado no Mit, atual secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Miguel Bucalem) .

Bernasconi dando seguimento à sua natural liderança e espírito público, vem hoje desenvolvendo importante atividade em prol do aperfeiçoamento da construção e da engenharia brasileiras por meio da participação em entidades como o departamento de construção civil, o Deconcic, órgão da Fiesp relacionado à indústria da construção.

É membro do Ciesp – Centro das Indústrias do Estado de São Paulo.Integra também, desde o início da década de 90, a União Panamericana de Associações de Engenheiros – Upadi – e o fórum Ibero-Americano de Engenharia Civil e construção – Fiadicc – entidades nas quais exerceu diversos cargos.

Bernasconi está sendo homenageado por representar a engenharia séria, consistente do ponto de vista técnico, e também por sua busca pela valorização da atividade, perseguindo tenazmente o respeito a um segmento que é a base, de todo empreendimento público e privado: o projeto, desde a sua fase inicial de viabilidade até o projeto executivo.

Como se sabe, o projeto é que define a qualidade e a solução inteligente de uma obra. Parece lógico, mas nem sempre tem sido assim. Vivemos períodos em que o projeto é comprado pelo menor preço como outro insumo qualquer, esquecendo-se dos componentes de boa técnica e, principalmente da criatividade, fatores fundamentais para o progresso e a modernidade.

Bernasconi tem sido um incansável defensor da tese do planejamento e da contratação de projetos executivos pela melhor solução técnica, permitindo empreendimentos que resultem em um legado a ser desfrutado por muitas décadas, justificando assim os pesados investimentos neles realizados.

Essa foi a característica principal de suas duas gestões, de 2006 a 2009, na presidência nacional do Sinaenco – Sindicato Nacional da Arquitetura e da Engenharia – e também na atual gestão como presidente do Sinaenco seção São Paulo.

Nesses períodos empreendeu campanhas em escala nacional pela valorização da engenharia de projeto, tendo como diretriz a importância da manutenção Do ambiente construído, isto é, sustentabilidade. Ainda nessa diretriz da manutenção, em 200…, Bernasconi, presidente do sinaenco, e eu, presidente do Instituto de Engenharia, unimos forças juntamente com a secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana, dirigida na época por Marcelo Branco, para firmar com o Ministério Público um termo de ajustamento de conduta com a finalidade de recuperar pontes e viadutos, da cidade de São Paulo.

Uma das maiores contribuições de Bernasconi, para a valorização do planejamento e do projeto como ferramentas essenciais para o desenvolvimento do país foi a realização, em 2007, do “estudo sobre a situação de 27 estádios brasileiros” desenvolvido em 17 capitais candidatas a sediar a copa do mundo de 2014, que resultou na publicação “vitrine ou vidraça – os desafios do brasil para a copa de 2014”, que foi lançada em evento público em 2 de julho de 2009.

Um dos principais méritos desse trabalho foi ter envolvido, em debates, as entidades da cadeia produtiva da construção e do setor público. Por essas razões, o reconhecimento que o Instituto de Engenharia faz neste ato a Bernasconi ultrapassa o significado meramente técnico da profissão de engenheiro.

Representa a merecida premiação a uma das mais importantes lideranças da engenharia brasileira, que conseguiu conjugar sólido embasamento técnico com uma capacidade singular de articulação e expressão das principais questões do setor.

Caros colegas, meus amigos. Nesta homenagem ao Eminente Engenheiro do Ano de 2010, é necessário homenagear também à sua esposa Marilena, que há 43 anos o acompanha e organiza os seus bastidores.

Com cinco filhos, Paula, Claudia, Lígia, Fernanda e Eduardo, e nove netos, Bernasconi, é um bom marido, bom pai e bom avô, homem organizado, disciplinado e perfeccionista, de opiniões fortes, que defende suas idéias com ardor e inteligência, embora muitas vezes essas virtudes o tenham prejudicado.

Sensível, é uma pessoa com caráter e princípios.amigo leal, de quem tenho a honra e o prazer desta amizade.

Não poderia deixar de mencionar o seu caráter e generosidade. Em 1981, o Brasil passava por uma das suas inúmeras crises econômicas, com pesados reflexos na engenharia nacional. 

Bernasconi não teve como me manter no seu quadro de colaboradores. Ele precisou me demitir. Como a crise estava muito forte e eu não consegui arrumar outro emprego, decidi ser empresário. Num ato de generosidade, Bernasconi me emprestou uma sala de sua empresa para começar o meu negócio, que existe até hoje.

Quero finalizar enfatizando o significado maior desta cerimônia. Não é uma simples premiação; é uma mensagem para aqueles que até hoje insistem em contratar serviços de engenharia pelo menor preço na hora da concorrência. O que interessa para a sociedade é que tenhamos o menor preço na conclusão do empreendimento.

É uma mensagem para a sociedade da necessidade de planejamento visando a otimização dos recursos a serem investidos. Enfim, é uma mensagem para a sociedade investir em bons projetos e, consequentemente, em boas obras. Parabéns, José Roberto Bernasconi, nosso Eminente Engenheiro do Ano de 2010.

Autor: Eduardo Ferreira Lafraia