Discurso de Aluizio de Barros Fagundes, presidente do Instituto, na ocasião da entrega do título de Eminente Engenheiro do Ano

Eminente Engenheiro do Ano de 2010
Eng. Jose Roberto Bernasconi

Senhoras e senhores.

Estamos novamente reunidos para engrandecer essa nossa maravilhosa profissão de ENGENHEIROS.

2010 foi um ano próspero. Já estamos quase esquecendo as agruras da longa recessão que durou de 1985 ao ano 2000. A ENGENHARIA vai ao sabor da ECONOMIA DO PAÍS. Quando há progresso sócio-econômico, a Engenharia é ponta-de-lança. Quando se instala o recesso, é a primeira atividade a ser descartada.

Naqueles anos das últimas décadas do segundo milênio, quantos de nós perdemos nossos empregos, indo buscar outras atividades para sobreviver? Quantos jovens formandos experimentaram a frustração da escolha dos estudos superiores de Engenharia, por não obter colocação no mercado? Quantos professores de Engenharia se viram a ministrar verdadeiras aulas particulares para os escassos alunos que se aventuraram na profissão sem uso? Quantos empresários ao sair de casa pela manhã, diariamente pensaram: de quanto será o meu prejuízo de hoje?

Tudo isto passou!

Hoje, nossa preocupação é inversa. Há investimentos. Há empregos disponíveis. Mas não há engenheiros jovens. Nem médios. Há apenas alguns velhos engenheiros que teimaram em continuar, pagando alto custo por isso! Aonde foi parar nossa gloriosa engenharia que fez Brasília, os grandes empreendimentos imobiliários puxados pelo BNH; a Via Anchieta, as outras autoestradas de penetração; as grandes usinas hidroelétricas, Ilha Solteira, Itaipu dentre tantas outras; os primórdios dos Metrôs; os grandes empreendimentos de saneamento básico, principalmente no abastecimento de água, sustentados pelo PLANASA??? Não posso tergiversar. Essa engenharia por muito pouco não foi perdida.

Mas é bom que o problema seja esse. Com certeza, a têmpera da classe vai resolvê-lo com presteza. Assim foi no caso do Milagre Brasileiro que acabei de descrever. Mas… Não podemos abandonar a lição: TEM FALTADO PLANEJAMENTO EM NOSSO PAÍS!!!

É exasperador para nós, os velhos engenheiros, termos sabido disso, termos falado disso, termos incomodado os governantes com essa constatação, e…. termos pregado no deserto! Essa nova onda de progresso econômico nos pegou desprevenidos, mas deu alguns recados: o apagão energético, o apagão aéreo, o apagão da mobilidade urbana, o apagão da drenagem urbana… E há outro sério apagão a caminho: o do abastecimento de água potável. Decididamente, nossa infraestrutura está no limite operacional. Há tudo de novo por fazer e há tudo por fazer de novo.

ESTE É O NOSSO DESAFIO ATUAL!

Ouvi recentemente uma bem humorada apreciação a respeito da nova onda de progresso, nos alertando para os próximos anos. Neste ano memorável de 2010 a festa ficou animada. Mas está na hora de tirar o barril de chopp da sala. Se não, a ressaca será monumental!

O que é tirar o barril de chopp da sala? É PLANEJAR! Simples assim. Especializado, trabalhoso, mas…. simples!

Hoje, nós do glorioso Instituto de Engenharia, queremos homenagear os abnegados engenheiros que persistiram na jornada, buscando denodadamente a retomada do progresso, e por que não dizer, o reencontro do bom senso. Não cabe a mim a saudação oficial, mas permitam-me dizer, meus amigos e colegas, o nosso EMINENTE ENGENHEIRO DO ANO DE 2010, encarna a perseverança, o trabalho, a pregação pelo planejamento, pelos alertas públicos e o incessante esforço para minimizar a dispersão da nossa classe. E, tão boa quanto em outros lugares, sua inquestionável liderança se iniciou aqui no nosso Instituto. Obrigado Engenheiro José Roberto Bernasconi! Uma calorosa salva de palmas para ele!
Em 2002 o CONFEA emitiu um moderno Código de Ética. Acho-o muito formal. Mas, do nosso código antigo, que mais fala ao coração, quero lembrar a todos os colegas os dois primeiros mandamentos.

É nossa OBRIGAÇÃO interessarmo-nos pelo bem público e com tal finalidade contribuirmos com o nosso conhecimento, capacidade e experiência para melhor servirmos à humanidade.

Nossa profissão é um alto título de honra e não podemos praticar e nem permitir que pratiquem atos que comprometam a sua dignidade.

Este é o guia seguro para a boa prática da engenharia. Engenharia é para ser exercida por ENGENHEIROS!!!

Eng. Aluizio de Barros Fagundes
Presidente do Instituto de Engenharia
discurso Eminente Engenheiro do Ano 2010 em 13/12/2010

Autor: Aluizio de Barros Fagundes