No dia do Engenheiro, entidade alerta para importância de qualificação profissional para evitar apagão do desenvolvimento

Na comemoração do Dia do Engenheiro [11 de dezembro], o Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo (SEESP) emite um alerta para o risco da falta de profissionais qualificados, frente ao crescimento econômico e às demandas ligadas à realização de grandes eventos como a Copa 2014 e Olimpíadas 2016, além da exploração das reservas na camada do pré-sal e as obras do PAC.

Segundo o Sindicato, atualmente, das 180 mil vagas disponíveis no mercado de trabalho, apenas 150 mil são preenchidas, mas a demanda é crescente. Nesse sentido, a entidade propõe soluções para que não seja necessária a importação de mão de obra. “É importante que o mercado de trabalho ofereça um salário mais atraente para os novos engenheiros e, principalmente, para os que possuem especializações. A qualificação profissional é essencial na carreira de engenharia, e por isso, a necessidade de melhoria salarial se mostra indispensável no momento em que vivemos, com a necessidade de recrutar profissionais da área”, garante Murilo Pinheiro, presidente do SEESP.

Entre as principais bandeiras da entidade, está o aumento de 50% no número de profissionais disponíveis. “Cerca de 140 mil alunos ingressam nas Universidades, anualmente, mas menos de 40 mil concluem o curso”, informa o presidente do SEESP, Murilo Pinheiro. Para impedir o apagão, precisamos dobrar esse número. Além disso, menos de 10% dos formados seguem para especialização ou pós-graduação, o que impossibilita o desenvolvimento de mão de obra mais qualificada.

Pensando na qualificação, o SEESP está trabalhando na implantação de uma Instituição de Ensino Superior, que pretende ser um centro de ensino em engenharia de excelência, com implantação prevista para 2012. O grande diferencial do projeto é a parceria com a Associação Brasil-Alemanha, proporcionando aos estudantes intercâmbio de informações e a bidiplomação. Além disso, a integração da Instituição de Ensino com empresas em programas de capacitação, unindo a teoria e a prática, num módulo de pesquisas e serviços voltados à inovação será uma prática adotada pela escola.

De acordo com o SEESP, o cenário atual se dá em função da estagnação econômica de mais de 20 anos. Com isso, o ensino brasileiro direcionou a maior parte dos estudantes para os cursos superiores da área de saúde ou humanas. O resultado disso é a falta de pessoas interessadas nessas carreiras do desenvolvimento, como a engenharia. Outra iniciativa da entidade é aumentar o interesse dos estudantes secundaristas pela profissão. Nesse sentido, o SEESP lançou um vídeo para despertar o interesse para a carreira, nas diversas áreas da engenharia que, durante o ano de 2010, circulou pelas escolas públicas e particulares de todo o País.

A Engenharia é uma profissão muito valorizada no mundo todo. Esse cenário de aumento da demanda é crescente também nos Estado Unidos e Europa. Na Ásia, são formados quase um milhão de profissionais e não há expectativa de desemprego. Mas, no Brasil, o salário inicial é de cerca de R$ 4.500,00, abaixo dos padrões internacionais, o que pode gerar uma migração da mão de obra para outros segmentos mais atraentes.

Personalidade da Tecnologia 2010 – Em sua 24ª edição, a entrega do prêmio “Personalidade da Tecnologia” marcará no SEESP a comemoração do Dia do Engenheiro. Neste ano, serão agraciados Alex Kenya Abiko (na categoria Engenharia Urbana 2010), Fernando Galembeck (Engenharia e Inovação Tecnológica), Roberto Batista Chagas (Internacionalização da Engenharia Brasileira), José Roberto Cardoso (Tecnologia da Educação), Jurandir Fernandes (Transportes e Logística) e Paulo da Silva Pereira (Valorização Profissional).

A iniciativa tem o objetivo de estimular a criatividade e ousadia nos trabalhos desenvolvidos pelos profissionais da área de engenharia em prol do desenvolvimento e do bem-estar da população. O evento acontece no dia 10, às 19 horas, no auditório do sindicato. [ Dia 10 de dezembro, às 19 horas, sede do SEESP- Rua Genebra, 25 – CEP 01316-901 – São Paulo/SP].

Autor: Fator Brasil