Infraero reabre antigo terminal do aeroporto de Porto Alegre para voos comerciais

Depois de quase 10 anos sendo utilizado apenas para voos particulares, o antigo terminal do Aeroporto Salgado Filho, de Porto Alegre, foi reaberto nesta quarta-feira (1º) pela Infraero. A decisão foi tomada para desafogar o prédio principal, inaugurado em 2001, que já está operando acima da capacidade. A Webjet foi a primeira empresa a optar pela transferência de seus 12 vôos diários para instalações. A Azul também vai utilizar o terminal a partir de 15 de dezembro. Até três empresas poderão operar no local. Aquelas que decidirem pela transferência, terão que abandonar os postos no terminal principal.

Reformulado em três meses e com um investimento de R$ 2 milhões, o antigo edifício do Salgado Filho terá capacidade para receber 1,5 milhões de passageiros por ano de acordo com a Infraero. Com isso, somando os dois terminais, o aeroporto da capital gaúcha poderá transportar até 6,5 milhões de pessoas por ano, um aumento de aproximadamente 16% no fluxo de passageiros na comparação com 2009. O terminal reformado tem

22 balcões de check-in (embora somente 12 serão utilizados inicialmente) quatro portões de embarque, dois aparelhos de raio-x e uma esteira de bagagem.

Porém, a maior contribuição da reforma será diminuir o fluxo de embarques e desembarques do terminal principal. Segundo o superintendente regional da Infraero, Carlos Alberto da Silva e Souza, a estatal entrou em contato com todas as companhias aéreas para avaliar seus interesses de transferência. “Comunicamos principalmente aquelas que trabalham com vôo doméstico. A Webjet mostrou interesse imediato e já vai começar a atuar. A Azul está em fase de aprovação dos seus projetos de instalações”, disse.

Via assessoria de imprensa, a Webjet afirmou que optou pela mudança para garantir mais rapidez às operações. No Terminal 2, como será chamado o antigo prédio a partir de agora, a companhia área terá acesso às portas traseiras e dianteiras para embarque, o que dá mais rapidez ao processo. Além disso, contará com uma estrutura de seis guichês de check-in e três unidades de autoatendimento. O vôo inaugural da companhia sairá neste sábado (4) às 6h32 com destino à Brasília.

Os passageiros terão de conviver com andaimes nos primeiros dias de operação do Terminal 2. Nesta quinta-feira (2), operários ainda trabalhavam no saguão principal. Parte da obra ainda não foi concluída e nem todos os serviços estarão em operação, mas, mesmo assim, o superintendente garante a comodidade dos passageiros: “O que é necessário para uma boa viagem nós já temos. Também estamos oferecendo um ônibus que faz uma ligação entre os dois terminais de 15 em 15 minutos”.

Até a Copa de 2014, a Infraero pretende investir mais de R$ 400 milhões em obras para a modernização do Aeroporto Internacional Salgado Filho. Ampliação de pista, construção de novo edifício garagem e criação de um sistema de aeromóvel (ligação de trem movido pelo vento entre a estação do metrô de superfície da Região Metropolitana de Porto Alegre e o Salgado Filho) são algum dos projetos em pauta.

Autor: UOL