Avião projetado na UFMG bate recordes mundiais

O avião CEA 308, projetado no Centro de Estudos Aeronáuticos do Departamento de Engenharia Mecânica da UFMG, quebrou três recordes mundiais nesta quarta-feira (1o). Nunca no Brasil havia sido quebrado um recorde mundial em aeronaves motorizadas.

A aeronave alcançou, em 15 quilômetros, 329 km/h; o recorde anterior era de 292 km/h. Em 100 quilômetros, o avião atingiu a marca de 326 km/h, sendo que o recorde anterior era de 297 km/h. O tempo de subida até 3 mil metros ficou entre nove e dez minutos; a marca anterior era de 13 minutos e 40 segundos.

Um oficial da National Aeronautic Association (NAA), dos Estados Unidos, e um oficial da Comissão Aerodesportiva Brasileira (CAB), órgão ligado à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), ambos representando a Federação Aeronáutica Internacional (FAI), são os juízes responsáveis por acompanhar as tentativas de quebra de recorde.

Nessa quinta-feira (2), a equipe vai tentar bater a marca de velocidade em três quilômetros. Os vôos ocorrem no Aeroporto Regional da Zona da Mata, próximo a Juiz de Fora.

No mundo, apenas as instituições de ensino superior alemãs investem na produção de protótipos como o realizado por alunos da UFMG.

Autor: DeFato OnLine