Pesquisadores querem captar energia solar a partir do pavimento das ruas

A ideia parece inusitada, mas um grupo de pesquisadores da Universidade de Rhode Island, nos Estados Unidos, trabalha no desenvolvimento de uma tecnologia capaz de transformar o piso das ruas em grandes painéis de captação de energia solar para a produção de eletricidade.

A energia elétrica obtida poderá ser usada nos semáforos, na iluminação pública e nos sistemas de calefação de prédios. Segundo reportagem publicada no site DailyTech, os pesquisadores chegaram a quatro métodos diferentes de captar a energia solar, usando o piso das ruas.

O primeiro deles pode ser implantado em vias rápidas, usando as muretas de concreto que separam as pistas. De acordo com os pesquisadores, essas muretas podem ser revestidas de painéis fotovoltaicos flexíveis para captar a energia solar. A eletricidade obtida alimentaria semáforos e painéis de sinalização.

A segunda técnica aproveita o calor acumulado pelo asfalto. Pelo projeto, canos poderiam ser instalados logo abaixo do asfalto para aproveitar o calor absorvido e aquecer a água.

Já a terceira técnica envolve a produção de energia elétrica, usando o efeito termoelétrico. Nesse caso, o asfalto seria substituído por blocos eletrônicos duráveis, equipados com leds para sinalização, células fotovoltaicas e sensores. Além de fornecer energia elétrica, o piso especial seria capaz de emitir alertas em caso de necessidade de manutenção.

Autor: Depois da Roda