PD em engenharia química com Bolsa da FAPESP

O Projeto Temático “Modificação, controle e estabilização do comportamento de cristalização e polimorfismo em gorduras, com ênfase na manteiga de cacau e no óleo de palma”, apoiado pela FAPESP, dispõe de uma Bolsa de Pós-Doutorado na Faculdade de Engenharia Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com duração prevista de 24 meses. A oportunidade está aberta a recém-doutores portadores do título há no máximo cinco anos para o desenvolvimento de pesquisa sobre o controle e a estabilização da cristalização e das transições polimórficas na manteiga de cacau.

A pesquisa será feita por meio da utilização de agentes ativos de nucleação como moduladores do processo de cristalização (seeding), com o objetivo de desenvolver um processo alternativo à temperagem clássica da manteiga de cacau e chocolate.

São requisitos:

* Título de doutor em ciência, tecnologia ou engenharia de alimentos ou em engenharia química, obtido recentemente;
* Publicações significativas em periódicos indexados e em conferências nos temas relacionados ao projeto de pós-doutorado (ciência e tecnologia de lipídios, cristalização, polimorfismo);
* Experiência prática nos seguintes métodos instrumentais de análise: cromatografia em fase gasosa, cromatografia em fase líquida, ressonância magnética nuclear, calorimetria diferencial de varredura, difração de raios X e técnicas de microscopia aplicadas a óleos e gorduras;
* Fluência na língua inglesa;
* Motivação e capacidade de trabalhar de forma independente e supervisionar/co-orientar alunos de mestrado e de iniciação científica.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP, no valor de R$ 5.028,90 mensais.

Os interessados devem enviar carta de apresentação até 15 de novembro de 2010 com: motivações quanto à função; breve relato da experiência profissional; curriculum vitae completo; e nomes e e-mail de dois profissionais para referências.

A documentação deverá ser enviada em arquivo em formato pdf para o professor Theo Guenter Kieckbusch ([email protected]), coordenador do Projeto Temático.

Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.oportunidades.fapesp.br.

Autor: Agência FAPESP