São Paulo oficializa estádio do Corinthians para abertura de 2014

Depois do descarte da Fifa ao Morumbi, a cidade de São Paulo, enfim, oficializou sua sede para a Copa do Mundo de 2014. O governador Alberto Goldman anunciou, nesta segunda-feira, que o futuro estádio do Corinthians, em Itaquera, receberá o primeiro jogo do torneio, desde que o projeto seja aprovado pelo Comitê Organizador Local.

“A carta enviada pelo Corinthians, que mostra o projeto, será enviada ao comitê nacional, que vai analisar o projeto. Se a comissão aprovar, o Corinthians realizará a abertura da Copa”, sentenciou o político paulista, após reunião com o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e o presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Ricardo Teixeira.

De acordo com Goldman, o projeto apresentado pelo Corinthians, que prevê a construção de um estádio com 48 mil lugares – padrão abaixo do exigido pela Fifa para uma abertura de Copa -, está adequado aos moldes da entidade máxima do futebol. Para realizar o primeiro jogo do Mundial, o clube do Parque São Jorge necessitaria, no mínimo, de mais 17 mil lugares para o público.

Orçado em R$ 350 milhões, o estádio corintiano tem as garantias financeiras para o primeiro projeto. Com a negativa do presidente do clube, Andrés Sanchez, de se movimentar para buscar o aumento do orçamento para atender à Fifa, o governador paulista mostrou confiança em juntar a quantia, mas negou a entrada de dinheiro público na construção.

“Não vamos e nem podemos financiar uma obra privada. Mas já dois terços do valor estão viabilizados. O restante, nós acreditamos que, todos juntos, encontraremos uma saída para isso. Claro que existem discussões, mas o projeto ainda não está no final, faltam detalhes. Isso será analisado”, afirmou Goldman.

Da mesma forma que o político, o presidente Ricardo Teixeira externou confiança no projeto.

“A nossa vontade e a nossa certeza absoluta é que a abertura do Copa do Mundo será em São Paulo. O comitê irá trabalhar com os arquitetos do Corinthians para algumas eventuais alterações, e depois virão as garantias financeiras. Grande parte dos recursos estão equacionados, e tenho a certeza absoluta que o restante será muito bem equacionado”, disse o mandatário máximo do futebol brasileiro, antes de afirmar que o protocolo de análise do campo do time alvinegro seguirá a mesma linha das propostas dos outros estados.

“Tudo agora vai se pautar na análise do projeto e nas garantias que vamos receber. Vamos manter o que fizemos até aqui com os outros estados e o Comitê Organizador Local ficará responsável por analisar este projeto”, explicou o dirigente.

Autor: Terra