Como transformar a zona leste em eixo de desenvolvimento de SP

A zona leste reúne um terço da população de São Paulo (cerca de 4 milhões de habitantes), em uma área equivalente a 22% do território do município. Embora sua população represente parcela expressiva dos trabalhadores da cidade, a região ainda se ressente dos baixos níveis de renda e da falta de infraestrutura urbana adequada. O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH, da ONU) de Itaquera, um dos principais bairros da zona leste, é de 0,795, enquanto o do bairro de Pinheiros, na zona oeste, o mais alto da cidade, chega a 0,960.

Perspectivas de desenvolvimento para essa região estratégica da cidade estarão em debate no 10º Encontro da Arquitetura e da Engenharia Consultiva de São Paulo, que acontece no próximo dia 4 de novembro, no Centro Brasileiro Britânico. A promoção do evento está a cargo do Sinaenco/SP (Sindicato da Aquitetura e da Engenharia).

“A zona leste vive a iminência de um processo de valorização, após o anúncio de construção do estádio do Corinthians em Itaquera. A região também é considerada o novo polo de atração imobiliária na cidade e tem enorme potencial logístico”, diz o presidente do Sinaenco/SP, José Roberto Bernasconi. Para o executivo, especialmente a construção do megacomplexo esportivo corintiano representa uma grande oportunidade de aproveitar o poder mobilizador do futebol para modernizar e transformar a região.

Participam das discussões sobre o tema Miguel Bucalem (Secretário de Desenvolvimento Urbano do Município de São Paulo), Pedro Taddei (arquiteto e urbanista, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e vice-presidente do Sinaenco/SP) e Luiz Augusto Contier (Coordenador do Curso de Arquitetura da Universidade São Judas Tadeu), sob a mediação de Jurandir Fernandes (professor da Unicamp e ex-secretário dos Transportes Metropolitanos do estado de São Paulo).

O encontro focará ainda a desconcentração regional e as oportunidades geradas para as empresas de projetos a partir da adoção desse modelo. Na mesa de debates, estão confirmadas as presenças de Frederico Victor Moreira Bussinger (diretor-presidente da Companhia Docas de São Sebastião e diretor do Departamento Hidroviário da Secretaria Estadual dos Transportes) e Carlos Roberto Silvestrin (vice-presidente executivo da Cogen/SP), coordenados pelo vice-presidente de Gestão e Assuntos Institucionais do Sinaenco/SP, Valter Boulos.

Serviço
10º Encontro da Arquitetura e da Engenharia Consultiva de São Paulo
Data: 4 de novembro, às 14h.
Local: Centro Brasileiro Britânico (Rua Ferreira de Araújo, 741 – Pinheiros)

Autor: Sinaenco