Estádios da Copa 2014 são tema de debate em Nova York

A convite do AIA (Instituto Americano de Arquitetos) uma comitiva com profissionais envolvidos nos projetos das doze arenas da Copa 2014 viaja à Nova York para participar do “2014 Brazil World Cup Architectural Summit”. O evento acontece na sede da AIA em Nova York entre os dias 18 e 20 de novembro, com uma série de debates entre brasileiros e norte-americanos, além de uma pequena exposição sobre os projetos dos estádios para 2014. 

Com curadoria da brasileira Denise de Alcantara-Hochbaum e da arquiteta Noushin Ehsan, do AIA/NY, o evento revelará imagens e informações inéditas sobre as futuras arenas do futebol. “Nova York é única cidade dos Estados Unidos que poderia sediar um evento desta natureza, pois além de sua enorme comunidade brasileira, a cidade ainda recebe turistas de todo planeta, muitos deles apaixonados por futebol.” explica Denise. 

O encontro permitirá discutir até que ponto os projetos das novas arenas trarão melhorias urbanas às cidades-sede, caso dos projetos de Porto Alegre, Rio de Janeiro, Recife e Natal. Outro tema alvo das discussões será o das tecnologias “limpas” aplicadas nas arenas, com o objetivo de se ter uma Copa Verde em 2014, com bons exemplos em Curitiba, Cuiabá, Belo Horizonte, Brasília e Salvador. Além das arenas, o seminário mostrará os desafios do Brasil em setores como mobilidade urbana, aeroportos, esporte e turismo.
Participam do encontro os arquitetos Ralf Amman (Arena Amazônia, Manaus), Ronald Werner (Estádio Castelão, Fortaleza), Daniel Fernandes (Arena Pernambuco, Recife), Marc Duwe (Estádio Fonte Nova, Salvador), Cátia Castro (Maracanã, Rio de Janeiro), Laura Penna (Mineirão, Belo Horizonte), Carlos Arcos (Arena da Baixada, Curitiba), Fernando Balvedi (Estádio Beira Rio, Porto Alegre), Eduardo de Castro Mello (Estádio Nacional Mané Garrincha, Brasília), Sérgio Coelho (Arena Cuiabá) e Christopher Lee (Estadio da Dunas, Natal). A cidade de São Paulo, que ainda não definiu o estádio para o mundial, será representada pelo arquiteto Ruy Othake, com o projeto do estádio do Morumbi. 

Além dos arquitetos autores estão confirmadas as participações do cônsul do Brasil em New York, Osmar Chohfi, do presidente do AIA/NY, Anthony P. Schirripa, da jornalista Susan Lizovitch (CNN), de Leon Myssior, vice-presidente de Arquitetura do Sinaenco e dos jornalistas Marcos de Sousa e Rodrigo Prada, diretores do Portal 2014.

O evento conta com o apoio do Consulado Geral do Brasil em Nova York, do Portal 2014 e do Sinaenco – Sindicato da Arquitetura e da Engenharia. A atividade tem o patrocínio das seguintes empresas e instituições: Asbea, Apex, Banco do Brasil, Gerdau, Masisa do Brasil, Schattdecor e Seal Telecom.

Autor: Assessoria de imprensa