Instituto de Engenharia celebra 94 anos de existência

Em comemoração aos 94 anos de história, o Instituto de Engenharia realizou uma sessão solene, em sua sede, na noite de 13 de outubro –data de fundação da entidade. Além disso, o evento foi marcado pela entrega do Prêmio Engenheiro Antonio Francisco de Paula Souza ao engenheiro Abrahão Yázigi Neto e a assinatura da Conepe –Congregação Nacional das Entidades Pioneiras da Engenharia. 

O presidente do Instituto de Engenharia, Aluizio de Barros Fagundes, abriu a cerimônia fazendo um discurso sobre a importância do Instituto. Ele demonstrou a sua preocupação com os problemas relacionados ao País e a engenharia citando o Decreto do 3º PNDH, a Lei 8.666 e a adequação da nomenclatura dos cursos de engenharia. Ao final, Fagundes agradeceu a diretoria executiva e os colaboradores. 

Em seguida, foi exibido um vídeo com depoimento de onze ex-presidentes que continuam colaborando com o Instituto. 

Prêmio – Instituído em 2003, o Prêmio Engenheiro Antonio Francisco de Paula Souza expressa o reconhecimento do Instituto de Engenharia ao profissional que, pelo conjunto de suas realizações, tenha oferecido destacada contribuição para o desenvolvimento da engenharia. 

Aos 99 anos, o engenheiro Abrahão Yázigi Neto subiu ao palco para receber das mãos do presidente do Instituto de Engenharia a medalha e o diploma do prêmio. Engenheiro eletricista formado pela Escola Politécnica da USP, Yázigi Neto é associado ao Instituto desde 1936. Foi combatente na Revolução Constitucionalista de 1932, é autor de vários trabalhos técnicos, participou dos movimentos do Instituto de Engenharia de criação da Cosipa, da Escola de Engenharia Mauá e do álcool combustível. Fez o curso da Escola Superior de Guerra e trabalhou em várias empresas privadas, como General Motors, Resimbra, entre outras. Frequenta assiduamente o Centro Democrático dos Engenheiros, no Instituto, desde 1978. 

João Ernesto Figueiredo, presidente do Conselho Consultivo da Casa, foi nomeado para fazer a saudação ao engenheiro homenageado. Lembrou da vida pessoal e profissional de Abrahão Yázigi Neto, que fez seu discurso de agradecimento. 

Após as palavras do homenageado, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab proferiu seu discurso cumprimentando o Instituto pelo seu aniversário e parabenizou o engenheiro Yázigi Neto. 

Conepe – Com os objetivos de expandir os interesses das entidades para todo o território nacional, engrandecer a engenharia brasileira e lançar uma publicação para discussão e consolidação de trabalhos técnicos, os presidentes do Instituto de Engenharia; do Clube de Engenharia do Pará, Daniel de Oliveira Sobrinho; Sociedade Mineira dos Engenheiros, Marcio Damázio Trindade; Instituto de Engenharia do Paraná, Jaime Sunye Neto; Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul, Cylon Rosa Neto, e o diretor do Clube de Engenharia de Pernambuco, Luiz Antonio de Melo, representando o presidente Alexandre Santos, assinaram o Estatuto da Conepe. 

A íntegra do evento estará disponível no site http://www.ie.org.br/site/ a partir de 26 de outubro.

Autor: Fernanda Nagatomi