Pesquisa aponta engenharia como carreira com mais vagas

A Ricardo Xavier Recursos Humanos apurou a abertura de 2,3 mil novas vagas em setembro nas empresas para as quais recruta candidatos. Isso representa um aumento de 9,9% em comparação com o mesmo período do ano passado. Em relação ao mês de agosto deste ano, o número de ofertas caiu cerca de 10%.

De acordo com a consultoria, as empresas estão num momento de expectativa devido às eleições presidenciais, por isso há maior cautela nas contratações. O estudo abrange as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Salvador – além da Grande São Paulo e da cidade de Campinas (SP).

Conforme a pesquisa, os engenheiros são os profissionais mais procurados pelo mercado, com 26% das vagas administradas pela Ricardo Xavier Recursos Humanos. As outras carreiras mais requisitadas são administração (12%), ciências contábeis (6%), economia (4%), propaganda (3%), psicologia (1,5%), direito (1,5%), tecnologia da informação (1,1%), arquitetura (0,7%) e análise de sistemas (0,6%).

São Paulo ofereceu a metade dessas vagas de trabalho, seguida pelo Rio de Janeiro, com 12%, Porto Alegre, 11%, Campinas e Salvador, 9% cada, Belo Horizonte, 7%, e Curitiba, com 2% das ofertas.

A área com maior número de contratações em agosto também foi a de engenharia, seguida pela comercial e industrial. As companhias de capital nacional lideraram as contratações do mês passado, com mais de 80% do total das vagas abertas.

Autor: IG