Ônibus em Nova York ganha telhado verde

Telhados verdes são uma excelente opção para os áridos centros urbanos. Em geral, essa técnica vem sendo empregada com sucesso no topo de edifícios – mas pode ser usada mesmo em uma casa. Em Nova York, por exemplo, vários prédios já utilizam desse método. Agora, o designer Marco Castro Cosio deu um novo significado aos telhados verdes. Eles estão na cobertura de um dos 4.500 ônibus que circulam diariamente naquela cidade norte-americana.

“O meu objetivo é também aumentar a quantidade de espaços verdes nas cidades”, diz o designer no site oficial do projeto.

Nova York criou, em 2005, um amplo projeto voltado para ampliar os espaços verdes – praças, parques e jardins. A proposta envolve a criação de parques de bolso (áreas pequenas, entre edifícios) e a reurbanização de trechos degradados – como a da famosa High Line, uma antiga linha de trem suspensa, que está passando por um processo de ecopaisagismo.

O grande objetivo é dotar a cidade de diversos bolsões verdes, a menos de 15 minutos de caminhada um do outro.

Até o momento, apenas um ônibus, apelidado de ‘bus roots’ está circulando com o telhado verde em Nova York. O período de testes vai até o inverno. Se der certo, poderá ser ampliado. Se cada coletivo tiver um jardim, são 35 hectares verdes circulando pela cidade.

Além da beleza estética, as Áreas verdes são fundamentais para o clima dos centros urbanos. Hoje, grandes cidades, como São Paulo, sofrem com o fenômeno da ‘ilha de calor’.

O centro paulistano, por exemplo, chega a apresentar temperaturas 8 graus mais altas do que bairros localizados na periferia ou em regiões com alta concentração de vegetação.

As ilhas de calor, por consequência, aumentam o consumo de energia elétrica, principalmente para refrigeração de ambientes.

Autor: A Tribuna