Estudantes constroem o primeiro carro elétrico experimental da Palestina

Essa notícia pode até parecer comum, mas, na verdade ela mostra a vitória de um pequeno grupo de futuros engenheiros que vive em uma região marcada por conflitos.

“O projeto desse carro foi complicado e nossos estudantes desenharam e construíram tudo a partir do zero”, disse o dr. Zahdi Salhab, diretor do departamento de engenharia mecânica da Palestine Polytechnic University, em Hebron, ao jornal britânico The Guardian.

O carro é equipado com um motor elétrico de 2bhp, alimentado por baterias que armazenam a energia obtida a partir dos painéis solares instalados no veículo. De acordo com os construtores, o veículo também pode ser recarregado nos dias nublados, usando a rede elétrica convencional. 

A velocidade máxima não passa dos 30 km/h. Entretanto, a construção do protótipo é celebrada como uma vitória por causa da escassez de recursos, das limitações financeiras e do risco de conflitos armados constantes.

Os três estudantes responsáveis pelo carro elétrico experimental fazem parte de um projeto de desenvolvimento de fontes de energias renováveis. A iniciativa busca soluções para substituir o diesel, a gasolina e a tração animal, muito usados na região. “Nós quase não temos indústrias, então quase toda a nossa poluição é causada pelos veículos”, explicou o dr. Salhab.

Ele espera que o projeto consiga atrair investidores para viabilizar uma nova fase de desenvolvimento. Dessa forma, o carro poderia ser produzido para uso na região. “Custa 4 mil dólares para construir esse modelo. Mas precisaremos do dobro desse valor para poder construir um carro com condições reais de uso. Ele será capaz de oferecer melhor desempenho, mais velocidade e autonomia, além de enfrentar qualquer condição.”

Autor: Depois da Roda