Qual o futuro das baterias usadas dos carros elétricos?

Muitos apostam que os carros elétricos podem ser uma alternativa para a redução das emissões de gás carbônico. Mas, no futuro, o que será feito das baterias usadas?

O assunto foi debatido na semana passada, durante a conferência Driving Sustainability 2010, realizada na Islândia. Grandes montadoras, que participaram do evento, discutiram como será feita a reciclagem das baterias de íons de lítio usadas nos veículos elétricos.

De acordo com reportagem publicada pelo site Plugin Cars, a GM anunciou uma parceria com o ABB Group, companhia suíça especializada em sistemas de automação e energia, para a pesquisa de métodos de reaproveitamento dos módulos de bateria usados provenientes do Chevy Volt.

Depois de removidas do carro, os módulos de bateria poderão ser reciclados para o uso como unidades de armazenamento de energia produzida de modo não contínuo a partir de fontes alternativas, como energia eólica e solar.

Segundo comunicado oficial divulgado pela montadora, nos Estados Unidos, os módulos de bateria reciclados também poderão ajudar a armazenar energia nas horas de menor consumo e liberá-la na rede nos períodos de pico.

Autor: Depois da Roda