Acordo de colaboração

O Instituto de Engenharia e a ASCE- American Society of Civil Engineers – EUA possuem um acordo de colaboração com o objetivo de ampliar e facilitar o desenvolvimento de esforços conjuntos em benefício da população e da valorização da Engenharia e dos Engenheiros nos respectivos países. O acordo tem validade de três anos, renovável por mais três e compreende entre outras, as seguintes atividades:

1. Intercâmbio de informações relativas ao exercício profissional da engenharia em geral.
2. Publicação de artigos, trabalhos e informes técnicos em caráter preferencial mediante acordos específicos de proteção de direitos e expressa autorização dos autores.
3. Incentivo ao intercâmbio de publicações de molde a permitir a manutenção de arquivos de informações técnicas de interesse das partes.
4. Incentivo à realização de eventos conjuntos de diferentes especialidades.
5. Incentivo ao intercâmbio de estudantes, conferencistas e visitantes.
6. Incentivo ao intercâmbio de informações sobre eventos técnicos e científicos de mútuo interesse.
7. Intercâmbio de catálogos de publicações técnicas.
8. Intercâmbio de periódicos técnicos e outras publicações conforme lista previamente acordada entre as partes
9. Prestação mútua de consultoria profissional, especialmente nas áreas de âmbito internacional envolvendo questões diversas de caráter técnico e científico.

A ASCE foi fundada em 1852, sendo a mais antiga sociedade de engenheiros dos Estados Unidos com mais de 140.000 associados em todo o mundo, estando presente em 59 países onde mantêm acordos de participação com mais de 70 entidades profissionais entre as quais o Instituto de Engenharia. A ASCE é a maior editora mundial de informações sobre engenharia civil, publicando mais de 55.000 páginas de conteúdo técnico por ano, incluindo 30 jornais profissionais, proceedings das conferências, relatórios dos comitês de estudo, normas, manuais técnicos e monografias, além da premiada revista Civil Engineering. Os engenheiros brasileiros podem ter , em função do acordo, acesso facilitado através do Instituto de Engenharia ao enorme acervo de publicações da ASCE e ao conhecimento dos últimos avanços e inovações tecnológicas no campo da engenharia civil em geral.

Autor: Miracyr Marcato