Divisão Técnica de Estruturas

Engenheiro Civil com especialização em pontes e grandes estruturas pela Universidad de la República – Uruguai – e revalidação pela Escola Politécnica da USP, Natan Jacobsohn Leventala atua em projetos e consultoria em Engenharia Estrutural, para construção, reforço, modificação e reabilitação de estruturas metálicas, de concreto armado convencional ou pré-moldado, linhas de transmissão, fundações e tubulações de grande diâmetro. 
Desde de 1997, exerce a coordenação da Divisão Estruturas do Instituto de Engenharia.

Leia abaixo uma breve entrevista com Natan Jacobsohn Leventala 

Site do Instituto de Engenharia – Como é a rotina de trabalho da Divisão Técnica de Estruturas?

Natan Jacobsohn Leventala – A atividade maior da Divisão é a apresentação de Palestras, que ocorrem praticamente toda quinta-feira à noite.
Deste modo, os integrantes da coordenação – Ccordenador, vice e secretário estão constantemente à busca de assuntos de interesse dos colegas e dos profissionais que tenham condição de apresentar-los. Nesta tarefa, existe a colaboração de todos os colegas que participam dos eventos da Divisão.

A partir daí, é necessário solicitar os detalhes da apresentação, como o currículo resumido do palestrante, o que permitirá ao secretário montar circular. Além disso, há outros detalhes técnicos como a quantidade prevista de assistentes para escolher a sala compatível, se tiver caráter técnico-comercial a indicação para que sejam pagos os valores correspondentes ao uso das instalações do Instituto etc.

Como os colegas de destaque são sempre muito solicitados profissionalmente, às vezes acontece o pedido de cancelamento por falta de disponibilidade do palestrante na data prevista. Em alguns casos, temos conseguido, na última hora, um palestrante “substituto”.

Site do Instituto de Engenharia – Quais as atividades desenvolvidas durante o ano? Qual destacaria e porquê?

Natan Jacobsohn Leventala – as palestras são muito variadas, desde a utilização de procedimentos e materiais novos para estruturas a serem construídas ou reforçadas, até a apresentação de palestrantes estrangeiros que, por motivo de congressos ou outros, estão de passagem por São Paulo.
Podemos destacar as palestras sobre a manutenção da Ponte Rio-Niteroi: uma relativa à estrutura de aço e outra à de concreto protendido. O tamanho desta ponte ainda recorde em muitos aspectos, apresenta um grande desafio para a sua manutenção e os critérios utilizados podem ser uma guia para a manutenção de outras estruturas de grande porte.

Site do Instituto de Engenharia Qual tem sido a participação dos profissionais nos eventos da Divisão? 

Natan Jacobsohn Leventala – com a transmissão das palestras ao vivo pela internet, a participação física nos eventos está caindo, sendo crescente a participação via internet. Entendemos que é uma tendência que acompanha as dificuldades crescentes com o trânsito na cidade de São Paulo.
O único argumento que encontramos para atrair a presença física dos colegas é que a tecnologia ainda não consegue transmitir uma pizza quente pela internet.

Site do Instituto de Engenharia – Quais serão as próximas atividades já programadas? 

Natan Jacobsohn Leventala – a nossa agenda de palestras está totalmente preenchida até o final do ano, abrangendo uma grande variedade de assuntos. Esperamos que não haja cancelamentos.

Autor: Instituto de Engenharia