Corinthians deve fechar com a Odebrecht nesta quinta

Anunciada como solução para a Copa de 2014 em São Paulo, a proposta para o novo estádio do Corinthians deve ser aprovada na próxima quinta-feira pelo Conselho Deliberativo do clube. Pelo acordo, a construtora Odebrecht fica responsável por captar R$ 335 milhões com o BNDES, enquanto o clube negocia os naming rights da arena como meio de pagar a empreitada.

“Estamos bem adiantados. No dia 16 temos a votação do Conselho. Aprovando, dia 17 assinamos o contrato e começamos tudo”, disse O presidente alvinegro Andrés Sánchez, no último sábado (11), ao site “Abril.com”. 

Projeto da arena corintiana,cotada para abertura da Copa (crédito: CDC Arquitetos/Divulgação)

Se aprovada, a obra ainda depende de licença ambiental para engrenar. O clube pretende começar a construção em janeiro do ano que vem e termina-la entre o final de 2012 e o início de 2013.

Uma segunda proposta de estádio em Itaquera, a da Tessler Engenharia em parceria com a Castro Mello Arquitetos, ainda tenta mudar a decisão dos conselheiros corintianos. Para isso, querem saber o preço máximo da proposta concorrente e como ela será bancada.

Tessler foi derrotado na semana passada no Conselho de Orientação (Cori), que preferiu a proposta da Odebrecht.

O estádio da Odebrecht prevê capacidade de 48 mil torcedores. No entanto, comporta ampliação para 68 mil, superando a meta mínima da Fifa para a abertura da Copa.

Para isso, precisa de ao menos mais R$ 150 milhões, que podem ser bancados pela própria Fifa, já que o clube se recusa a colocar a mão no bolso.

“Para subir para 68 mil não temos engenharia financeira para isso, a ideia era aumentar a capacidade daqui a cinco, oito anos”, disse Andrés.

Autor: Sinaenco