Embrapa e Unicamp vão lançar edital para incubação de tecnologias

A Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e a Inova Unicamp – Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas vão lançar, no dia 14 de setembro, um edital para a incubação de várias tecnologias.

Os interessados em empreender novos negócios na Incamp, a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp, em parceria com a Embrapa, poderão apresentar propostas para ingressar no processo de incubação, na condição de empresa incubada residente ou não residente, de acordo com as regras do edital.

As tecnologias disponíveis para incubação são desenvolvidas pela Embrapa e podem ser consultadas no endereço: http://hotsites.sct.embrapa.br/proeta. O público-alvo são os empreendedores que demonstrem efetivo potencial para absorver conhecimento científico e/ou tecnológico e que queiram gerar empresas inovadoras, ligadas ao agronegócio.

Essa ação é coordenada pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Novas Empresas de Base Tecnológica Agropecuária e à Transferência de Tecnologia – Proeta. Criado pela Embrapa, o programa busca estimular o espírito empreendedor e inovador pelo incremento da produção e comercialização pioneira de novos produtos, processos e serviços de base tecnológica voltados ao agronegócio.

Os principais objetivos desse lançamento são apoiar a criação de novas micro e pequenas empresas, ampliar o grau de sucesso comercial dos novos empreendimentos gerados, além de valorizar e fortalecer a cultura de interação universidade – empresa, a partir da formação de uma nova geração de empresários com vínculo com a universidade, desde a origem dos seus negócios.

Também busca colaborar para o desenvolvimento econômico e social do estado de São Paulo e das cidades da região de Campinas e contribuir para o desenvolvimento de empresas que ofereçam produtos e serviços que incorporem o conceito de sustentabilidade ambiental, social e econômica.

O edital vai ficar disponível na internet nos endereços: www.incamp.unicamp.br e www.sct.embrapa.br/proeta. O lançamento ocorre durante a Semana de Inovação, que será realizada de 13 a 16 de setembro, para os empregados da Embrapa Informática Agropecuária. Promovida pela Assessoria de Inovação Tecnológica da Embrapa, o evento visa oferecer capacitação e fortalecer a cultura da inovação na empresa.

Benefícios

A Embrapa, a Unicamp e seus parceiros, oferecem aos integrantes da incubadora a possibilidade de instalação, em caráter provisório e desde que haja espaço físico, da sede da empresa a ser incubada como residente nas dependências da Embrapa Informática Agropecuária ou em espaço autorizado na universidade.

A empresa residente terá infraestrutura para uso compartilhado, tais como: recepção, secretaria, fax, telefone, acesso à internet e rede local de computadores, limpeza das áreas comuns, sanitários, copa, sala de reuniões e auditório.

Haverá possibilidade de interação com as unidades de ensino e pesquisa da Unicamp, tanto para as empresas incubadas residentes como para as não residentes, para acesso às informações científicas e serviços tecnológicos, além do apoio na identificação de pesquisadores que possam colaborar no aprimoramento tecnológico dos produtos, processos e serviços.

Outros benefícios são assessoria técnica para elaboração e encaminhamento de projetos destinados à captação de recursos junto às agências de fomento e a investidores; assessoria para registro de propriedade intelectual e para licenciamento de produtos junto aos órgãos governamentais.

As empresas também vão receber orientação para elaboração e/ou atualização do plano de negócios e apoio na participação em feiras e eventos das áreas em que atuam. Além disso, o programa oferece capacitação na gestão empresarial, tais como: gestão financeira, custos, marketing, planejamento, administração geral, produção e operações.

As propostas serão julgadas pelo Conselho de Orientação da Incamp, conforme parâmetros de viabilidade técnica e econômica do empreendimento com potencial de crescimento e de conteúdo tecnológico e grau de inovação dos produtos ou serviços.

O prazo de incubação é de 12 meses, prorrogáveis, mediante termo específico, por até dois períodos de 12 meses, totalizando, no máximo, 36 meses. Mais informações também podem ser obtidas na Incamp <www.incamp.unicamp.br> pelo telefone (19) 3521-5012 ou correio eletrônico: [email protected].

Serviço:
Lançamento do Edital do Proeta/Embrapa e da Incamp
Dia: 14 de setembro de 2010, às 14 horas
Local: Auditório da Embrapa Informática Agropecuária <www.cnptia.embrapa.br>
Endereço: Av. André Tosello, 209, Barão Geraldo – campus da Unicamp – Campinas, SP

Autor: Embrapa