A UFSCar participa das Engenharíadas

A Liga das Engenharias da UFSCar (Lienge) foi formada em 2002 pela união dos centros acadêmicos de engenharia, com o intuito de levar os alunos da UFSCar para a Engenharíadas. Na época existiam apenas seis cursos de Engenharia no campus São Carlos. Hoje a Lienge engloba dez cursos de Engenharia, entre os campi de São Carlos, Sorocaba e Araras. 

A Lienge participou do seu primeiro Engenharíadas em 2003, na cidade de Ourinhos (SP), participando de todas as edições desde então. Com a organização e competência, a Lienge entrou para a comissão organizadora dos jogos. Além da Engenharíadas, a Lienge levou os alunos de Engenharia da UFSCar para o Spring Break de 2005, obtendo o 3° colocação geral. 

Ao longo de seus oito anos e de seus sete anos de Engenharíadas, a Liga, como carinhosamente é chamada pelos alunos, cresceu e hoje desenvolve um trabalho respeitado dentro do campus da Universidade Federal de São Carlos. A Liga tem todos os requisitos que são necessários para os jogos, uniformes e artigos esportivos para todas as modalidades e o conhecimento e experiência dos jogos anteriores. 

A Liga das Engenharias da UFSCar ainda possui uma história curta, mas de muito trabalho, conseguiu, ao longo dos anos, obter uma organização que é exemplo para todos dentro da faculdade. Para as Engenharíadas, a Liga recebe o apoio em massa de toda a comunidade universitária, podemos destacar a diretoria do Centro de Ciências Exatas da UFSCar, a Atlética, a Bateria UFSCar e os centros acadêmicos como seus principais parceiros. 

Na Engenharíadas de 2010, que ocorrerá em Rio Claro (SP), a UFSCar é a principal organizadora dos jogos, tendo o seu presidente, Guilherme Rodrigues Su, no cargo de secretário-geral dos jogos. Mais conhecido como China, Guilherme é estudante do 4º ano de Engenharia de Produção. Leia a entrevista.
 
Desde quando a UFSCar participa das Engenharíadas?
Guilherme Rodrigues Su-
A UFSCar participa desde 2003. 

Quantos alunos da UFSCar participam por ano das Engenharíadas?
Guilherme Rodrigues Su-
A UFSCar leva em torno de 500 alunos. 

Vocês participarão de todas as modalidades de esportes?
Guilherme Rodrigues Su-
Neste ano nós não disputaremos o rugby e o badminton. 

Em quais modalidades vocês têm mais vitórias?
Guilherme Rodrigues Su- Os nossos melhores resultados foram no vôlei masculino, vôlei de areia feminino e no tênis feminino. Obtivemos também bons resultados no futsal masculino, no basquete masculino e no pólo aquático.

O que tem de mais legal nas Engenharíadas?
Guilherme Rodrigues Su –
É a integração que ocorre entre as faculdades. Não é apenas o momento em que você está com o pessoal de outras faculdades, mas o tempo que você passa com o próprio pessoal da sua faculdade, num outro ambiente sem ser a sua universidade e a sua cidade. Muitos alunos esperam as Engenharíadas o ano inteiro. Esses quatro dias são momentos em que você vai para outra cidade torcer pela sua faculdade e sai da rotina de aulas e provas.

Autor: Marília Ravasio