Energia alternativa: novo tema das Divisões Técnicas do Instituto

Engenheiro Eletricista, formado pela Escola Politécnica da USP, Martin Crnugelj é recém-ingresso no Instituto de Engenharia com o convite para ser coordenador da Divisão Técnica de Aplicações de Energia. 

Profissionalmente, atuou em diversas áreas exercendo o cargo de gerente de Luminotécnica na Osram, após especialização na Alemanha. Em seguida assumiu, na Siemens, a Gerencia Geral dos Departamentos de Luminotécnica e Instalações Prediais. Paralelamente às atividades na indústria, foi professor titular da Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie. Crnugelj também foi convidado para reestruturar e inserir nas atividades da IEC o Comitê Brasileiro de Eletricidade ( Cobei). 

Leia abaixo uma breve entrevista com o engenheiro Martin Crnugelj. 

Site do Instituto de Engenharia – Como e quando surgiu a ideia de desenvolver uma Divisão Técnica de Aplicações de Energia? 

Martin Crnugelj – A ideia de desenvolver essa Divisão Técnica foi implantada pela Diretoria do Instituto no início deste ano e fui convidado para assumir a sua coordenação em abril. 

Site do Instituto de Engenharia – Como é a rotina de trabalho na Divisão Técnica de Aplicações de Energia? 

Martin Crnugelj – Essa DT não tem ainda um histórico, mas a primeira iniciativa foi motivar os associados da área elétrica para darem um vigoroso impulso às suas atividades, seguindo o exemplo de outras DT´s que apresentam um notável dinamismo. 

Site do Instituto de Engenharia – Quais os temas mais discutidos nessa divisão? Explique. 

Martin Crnugelj – Os temas mais discutidos nesse início de atividades foram os referentes a energias alternativas, pois são temas da atualidade e de suma importância, não podendo o Instituto ficar de fora da procura das alternativas mais convenientes para o Brasil. 

Site do Instituto de Engenharia – Qual tem sido a participação dos profissionais na Divisão? 

Martin Crnugelj – A participação dos profissionais da área ainda é tímida, e o nosso trabalho é exatamente conseguir o envolvimento do maior número deles. 

Site do Instituto de Engenharia – Quais serão as próximas atividades já programadas? 

Martin Crnugelj – Para este dia 25 temos programada a palestra “Normas Técnicas Nacionais e Internacionais e Certificação na Área Elétrica”; para o dia 15 de setembro preparamos a palestra sobre Compatibilidade Eletromagnética. E, na próxima semana, definiremos com o diretor, o Eng. Miracyr Marcato, o plano das atividades até o fim do ano e para o ano de 2011.

Autor: Isabel Dianin