Conheça como funcionam as Engenharíadas

Disputadas no feriado da Independência, de 4 a 7 de setembro, na cidade de Rio Claro (SP), as engenharíadas é uma viagem universitária feita para que os alunos dos cursos de engenharia participem de competições esportivas e de festas. 

Neste ano dez faculdades participam das Engenharíadas e são representadas por suas atléticas. São elas: Liga das Engenharias UFSCar, Liga das Engenharias Unicamp, Associação Atlética Acadêmica Politécnica (USP), Associação Atlética Acadêmica Horácio Lane (Mackenzie), Associação Atlética Acadêmica Caaso (USP-São Carlos), Associação Atlética Acadêmica Engenharia Industrial, Associação Atlética Acadêmica Barão de Mauá, Associação Atlética Acadêmica Faap, Associação Atlética Acadêmica Unifei e Liga das Engenharias UFG. 

De acordo com o secretário geral da XII Engenharíadas 2010 e presidente da Liga das Engenharias UFSCar – Lienge, Guilherme Rodrigues Su, mais conhecido como China, a cidade para sediar os jogos é escolhida por meio dos contatos da comissão organizadora ou da empresa de eventos responsável pelos jogos. “Depois do contato é feita uma série de visitas nas possíveis cidades. Obrigatoriamente, a cidade escolhida não deve ter nenhuma faculdade que participa dos jogos, e a preferência é que ela seja do interior do estado de São Paulo”, ressaltou China. 

Ele, disse ainda que para a cidade sediar os jogos, a prefeitura e as secretarias devem apoiar com a infraestrutura esportiva e de alojamentos. “Normalmente antes da aprovação do local, ocorre uma negociação com as cidades, pois a maioria delas tem certo receio com esse tipo de evento. Se houver mais uma opção, é feita uma votação entre todas as faculdades organizadoras”, explicou.

Para fazer parte da organização dos jogos, a faculdade deve participar como convidada, e demonstrar vontade e infraestrutura para organizar os jogos. Para participar como convidada, a faculdade deve receber um convite para fazer uma apresentação à comissão organizadora.

O objetivo é promover a integração entre as faculdades por meio da prática esportiva, melhorando a cada edição tanto no nível técnico das disputas quanto nas festas que acontecem ao final de cada dia.

Cada faculdade paga uma inscrição para o evento acontecer. Os recursos das faculdades podem vir de várias maneiras. Algumas instituições recebem dinheiro da própria faculdade, outras conseguem esse recurso com festas, eventos da faculdade e produtos vendidos aos alunos.

O campeão dos jogos é definido por um sistema de pontuação. Para ser campeã a faculdade deve somar o maior número de pontos entre as faculdades participantes. As modalidades esportivas são: basquete, beisebol, futebol de campo, futsal, handebol, jiu-jitsu, karatê, judô, pólo aquático, rugby, softbol, atletismo, tae kwon do, tênis de campo, tênis de mesa, badminton, natação, vôlei de areia, voleibol e xadrez absoluto.

As modalidades obrigatórias são: atletismo, basquete, futebol, futsal, handebol, natação, tênis de campo, tênis de mesa, vôlei, xadrez e duas lutas de escolha da faculdade, entre, judô, karatê, jiu-jitsu e tae kwon – do.

Como as Engenharíadas sempre acontecem em cidades do interior, as faculdades ficam encarregadas de fretar os ônibus para levar os atletas e a torcida para os jogos e as festas. Os alojamentos normalmente são escolas do município da cidade sede, escolas do estado ou escolas privadas. As pessoas dormem em salas de aula, para isso, cada um leva o seu colchonete. A estrutura para banho é montada nos banheiros da própria escola.

Acesse o site: www.engenhariadas.com.br e veja tabela dos jogos e as atléticas participantes.

Faremos a seguir entrevistas com as atléticas.

Autor: Marília Ravasio