ONGs lançam mapa com dados sobre hidrelétricas para a Amazônia

Site tem informações técnicas e econômicas sobre os empreendimentos.
Organizadores usaram fontes oficiais e não oficiais para fazer o mapa.

Um mapa com informações sobre hidrelétricas em operação ou planejadas para a Amazônia foi lançado nesta semana, com dados técnicos, econômicos e a respeito dos impactos socioambientais que as obras podem gerar.

Disponível na internet (veja o site), o mapa foi elaborado pelas organizações não governamentais (ONGs) International Rivers, Fundación Proteger e pela Ecoa. De acordo com os organizadores do mapa, mais de 60 barragens estão sendo planejadas para a Amazônia brasileira. O site também destaca informações sobre empreendimentos em países vizinhos, como Peru, Bolívia e Colômbia.

Barragens com estudos de viabilidade iniciados e fontes oficiais, de governos e empresas envolvidas, foram consideradas para a elaboração do mapa, segundo os organizadores. Em casos polêmicos a respeito das informações, o site também disponibiliza teses de pesquisadores e entidades desvinculadas de governos.

Disponível em português, inglês e espanhol, o site permite filtrar as informações por países ou bacias hidrográficas, por exemplo. Ao clicar sobre uma barragem localizada no mapa, é possível encontrar informações como a área de inundação, a potência energética, o custo e o cronograma de ação para a obra.

Autor: G1