Confira as áreas mais valorizadas nas áreas de Engenharia

Energia:
O engenheiro de energia lida com todas as formas de energia que compõem a matriz energética brasileira – seja ela renovável, como hídrica, solar, eólica ou de biomassa, seja não renovável, obtida de petróleo, carvão, gás natural ou material radioativo, como o urânio (usado em usinas nucleares).

Transportes:
Responsável por operações em transporte terrestre (automotivo, metrô e trem-bala), aéreo e marítimo, esses engenheiros buscam tornar seguro, rápido e confortável o deslocamento de bens e pessoas, orientando no sentido da conservação do meio ambiente e do desenvolvimento sustentado da economia. Recomenda-se que realize o curso de engenharia civil, que oferece algumas matérias relacionadas a transportes, engenharia mecânica ou engenharia de produção, que têm disciplinas de logística ou engenharia naval, caso o interesse seja por transporte marítimo.

Petróleo:
As atividades são divididas geralmente em duas grandes áreas: upstream, que refere-se às atividades de exploração e produção; e downstream, que refere-se às atividades de refino e distribuição.

Construção pesada:
Engloba as obras de construção de portos, pontes, aeroportos, estradas, hidroelétricas, túneis etc. O profissional requisitado é o graduado em engenharia civil.

Produção industrial:
Mercado para o engenheiro de produto. Esses profissionais projetam e viabilizam produtos, projetam e viabilizam sistemas produtivos, planejam a produção, produzem e distribuem produtos que a sociedade valoriza. Essas atividades, tratadas em profundidade e de forma integrada por esta engenharia, são de grande importância para a elevação da competitividade do país

Sistemas de informação:
Especifica, desenvolve, implementa, adapta, industrializa, mantém sistemas computacionais, bem como perfaz a integração de recursos físicos e lógicos necessários para o atendimento das necessidades informacionais, computacionais e da automação de organizações em geral.

Autor: O Globo