Divisão Técnica de Segurança no Trabalho em prol da segurança, saúde e qualidade

Engenheiro civil com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho e associado do Instituto de Engenharia há 15 anos, Jefferson D. Teixeira da Costa é coordenador da Divisão Técnica de Segurança no Trabalho desde 2002. 

Com vivência na área de construção civil e hospitalar, atua na elaboração e implementação do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (NR-9) e do Programa de Controle do Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção Civil (NR-18), qualidade ambiental ISO-14000, ergonomia e gestão de qualidade total ISO-9000. 

Com quase 30 anos de experiência na área da construção civil em empresas de diferentes portes, atuou nos setores de controle tecnológico de obras, recuperação e reforço estrutural de edificações em geral, gerenciamento de obras públicas e concorrências públicas. 

Leia abaixo uma breve entrevista com o engenheiro Jefferson D. Teixeira da Costa. 

Site do Instituto de Engenharia – Como é a rotina de trabalho na Divisão Técnica de Segurança do Trabalho? 

Jefferson D. Teixeira da Costa – Mensalmente é realizada a reunião ordinária. Discutimos as propostas de temas para futuras apresentações e também fazemos um balanço do evento anteriormente realizado, levantando pontos fracos e fortes. 

Site do Instituto de Engenharia – Quais as atividades desenvolvidas durante o ano? Qual o senhor destacaria e por quê? 

Jefferson D. Teixeira da Costa – Temos a reunião ordinária, a palestra mensal e o Fórum NR-32.
Na palestra, damos preferência a um tema atual e em evidência na SST (Segurança e Saúde do Trabalho) e procuramos ouvir os colegas da área em geral. Com essa abertura, recebemos a colaboração de vários profissionais que não são associados do Instituto. 

Quanto ao ano de 2010, destaco o V Fórum NR-32, além de ser uma das NRs mais recentes, pela importância dessa NR aos serviços da saúde e pela sua abrangência na área hospitalar e empresarial de todos segmentos, devido ao seu porte e obrigatoriedade do serviço de atendimento ambulatorial. 

Site do Instituto de Engenharia – Quais os temas mais discutidos nessa divisão? Explique 

Jefferson D. Teixeira da Costa – Os temas abordados são NR-32 (Segurança e Saúde no Trabalho em Serviços de Saúde); NR-10 (Seguranças em Serviços de Eletricidade) e NR- 12 (Equipamentos e Máquinas). Dentro desses temas, discutimos os riscos inerentes, acidentes, a legislação trabalhista e previdenciária e as novas portarias e/ou instrução. 

A segurança e saúde do trabalho na construção civil também é preocupante, por isso pretendemos viabilizar o I Fórum da Construção Civil, na sede do Instituto de Engenharia, no final deste ano ou meados de 2011. 

Site do Instituto de Engenharia – A Divisão Técnica de Segurança do Trabalho tem sempre promovido o Fórum NR-32. Qual é a importância dessa norma regulamentadora? 

Jefferson D. Teixeira da Costa – Essa era uma NR muito tempo esperada pelos profissionais de SST que atuam em estabelecimentos de saúde públicos e privados porque faltava uma norma especifica para o setor. Anteriormente, tínhamos que recorrer a várias NRs e RDC (Resolução da Diretoria Colegiada) da Anvisa, do CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear) e da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) etc. para elaborar e apresentar o Programa de Segurança ou Saúde aos Estabelecimentos. Essa NR-32 reuniu essas obrigatoriedades, portanto, a sua apresentação aos superiores ficou mais clara para entender. Para atuação e autuação da fiscalização do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), também ficou melhor. 

Apesar de ter sua vigência ser a partir de 16 de abril de 2006 e de o encerramento para adequação e implantação da NR-32 ser em 16 de abril de 2007, sendo a fiscalização do Ministério do Trabalho e 

Emprego nos estabelecimentos de serviços de saúde do Estado de São Paulo intensificada ainda permanece alguns pontos de embate. 

Para esclarecer as dúvidas pertinentes a sua implantação e cooperar com os profissionais de segurança envolvidos, a Divisão Técnica de Segurança no Trabalho do Instituto de Engenharia tem promovido o encontro anualmente e a programação com temas variados. 

A nossa Divisão Técnica discute o tema desde 2003. Em 2006, promovemos I Fórum da NR-32, que foi realizado no Hospital do Servidor Público Estadual/Iamspe. A partir do II Fórum, todos os encontros foram realizados na sede do Instituto de Engenharia. 

Site do Instituto de Engenharia – Qual tem sido a participação dos profissionais nos eventos da Divisão? 

Jefferson D. Teixeira da Costa – A participação tem sido expressiva. Creio que seja pela seriedade e dedicação do nosso trabalho que estamos apresentando há vários anos perante a essa Divisão.

Aproveito para convidar os profissionais para participarem da palestra Acidentes, Motoboys e Motociclistas, no dia 24 de agosto, às 20h30. 

Assuntos relacionados:

Gestor das Divisões Técnicas

Autor: Fernanda Nagatomi