Alemanha tem novo Patrimônio da Humanidade

Sistema hidráulico alemão de mais de 800 anos é novo item da lista da Unesco. A obra de engenharia complexa continua em funcionamento na região do Alto Harz, na Baixa Saxônia.

A Alemanha vai dividir com o mundo mais uma herança histórica: um sistema de gerenciamento hidráulico complexo, construído ainda na era pré-industrial com o fim de fornecer energia aos mineiros. A obra de engenharia medieval localizada na região do Alto Harz agora é Patrimônio da Humanidade.

A decisão do Comitê do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) foi unânime, e foi anunciada em Brasília neste domingo (01/08), durante a 34ª sessão do grupo. 

Impacto sobre turismo

A obra de engenharia medieval começou a ser construída no século 13 e foi a única fonte de energia para a região até o fim do século 19. “É o maior sistema de gerenciamento hidráulico montanhoso do mundo desenvolvido desde a Idade Média”, afirmou a secretária de Cultura da Baixa Saxônia, Johanna Wanka.

O empreendimento é da autoria de monges cistercienses e fica nas proximidades das minas de Rammelsberg e da cidade de Goslar – ambas também Patrimônio da Humanidade desde 1992

Bildunterschrift: Großansicht des Bildes mit der Bildunterschrift: Galerias subterrâneas
“Não há um sistema parecido em qualquer outro lugar”, afirma o professor Reinhard Roseneck, que ajudou o país a preparar a candidatura junto à Unesco. O sistema do Alto Harz é composto por 107 barragens históricas, 310 quilômetros de fossas e 31 quilômetros de canais, além de galerias subterrâneas escavadas manualmente, e continua em funcionamento após mais de 800 anos. 

Visão do sistema hidráulico do Alto Harz

Há expectativa de que a curiosidade dos turistas em conhecer o sistema hidráulico aumente o número de visitantes na região. “Poderia ter algum impacto no turismo, mas não sei como isso poderia acontecer, pois o Harz já é uma região turística”, comentou Dieter Offenhauser, integrante da comissão alemã da Unesco. 

Galerias subterrâneas

O sistema hidráulico histórico é a 34ª localidade alemã nomeada Patrimônio da Humanidade. No mundo inteiro, há 890 locais com o mesmo título.

Autor: dw.world.de – Deutsche Welle