Carros movidos a hélice, mas que não voam

Este é o Sizaire-Berwick Wind Wagon de 1915. Uma experiência feita pelo almirantado britânico em 1915. Naquele ano o Royal Naval Air Service (o mesmo pessoal que produziu estes incríveis blindados) foram retirados do front e enviados para lugares em que carros convencionais não funcionavam direito. Somente um exemplar do Wind Wagon foi produzido. Nunca foi testado fora da Inglaterra. 

Uma dupla de carros movidos a hélices da Leyat, desta vez apresentados em fotos publicitárias. Marcel Leyat, o homem responsável por elas, parece ter produzido a maior quantidade de automóveis movidos a hélice já feita, todos antes de Segunda Guerra Mundial. Esses veículos, em sua maioria chamados de Hélicas, variavam em forma – alguns com cabines, outros sem, mas quase todos com a mesma configuração de rodas dianteiras para frear e traseiras para direcionar. Na Wikipedia consta que 30 exemplares foram vendidos.

Um Hélica 1921 no Musée des Arts et Métiers in Paris. Repare o propulsor de dois cilindros com quatro pás (duas duplas, na verdade). Esta configuração acabou mudando ao longo da evolução do Hélica. 

Um Hélica 1922 em versão de rua no Goodwood Festival of Speed de 2000, o mesmo veículo mostrado no começo desta galeria. Muitas fontes dizem que este é o único Hélica em condições de uso. A cabine com janelas e os acessórios para uso em ruas – faróis, janelas e para-lamas – desmentem que ele era um carro relativamente inviável (sem considerar, claro, a segurança dos pedestres que se meterem na frente dessa coisa). 

Um Helicron francês de 1932 caiu na internet há uns anos. Foi descoberto em um celeiro em 2000 depois de hibernar por aproximadamente 70 anos. As rodas de trás direcionavam, mas as dianteiras não. O veículo é movido atualmente por um quatro-cilindros do Citroën GS.

Autor: Dark Roasted Blend