CTC/PUC-RIO disponibiliza livros interativos on line

Livros com exercícios inéditos de disciplinas do curso de Engenharia Elétrica são acessados via web por alunos do mundo inteiro

O departamento de Engenharia Elétrica do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio), através do Laboratório de Automação de Museus, Bibliotecas Digitais e Arquivos (LAMBDA), oferece a seus alunos uma forma inovadora de estudar: livros interativos em Engenharia Elétrica, disponíveis no site
http://www.maxwell.lambda.ele.puc-rio.br/livros/index.html.

São três livros de disciplinas do curso: Circuitos Elétricos, Sinais e Sistemas e, por último, Controle e Servomecanismos. Juntos, eles contam com 460 questões e seus respectivos gabaritos. Os exercícios são de natureza variada, podendo ser discursivos, de múltipla escolha, associativos ou do
tipo falso ou verdadeiro. “Nosso objetivo é oferecer aos alunos um complemento aos livros tradicionais, não uma substituição. Inclusive, seguimos o mesmo modelo dos livros já adotados no curso”, explica Ana Pavani, Coordenadora do LAMBDA. A iniciativa conta com o software Academic Initiative da IBM, um programa voltado exclusivamente para a comunidade acadêmica.

O projeto, que recebeu apoio da Faperj (Fundação de Amparo à Pesquisa do RJ)e do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico),entre outras fontes de financiamento, é desenvolvido por uma equipe que inclui professores e aproximadamente 15 alunos do próprio
CTC/PUC-Rio, que contribuem na formulação dos exercícios inéditos em cada uma das disciplinas. Em breve, os autores pretendem dividi-los nas categorias fácil,médio e avançado, a fim de disponibilizar o conteúdo adequado a cada visitante.

Alunos do mundo inteiro acessam os livros: estudantes de mais de 15 países, incluindo Alemanha, Argentina, Coréia, EUA, Cabo Verde, Portugal e França já visitaram o portal. Até julho de 2010, o site já havia somado cerca de 15 mil acessos aos três livros disponibilizados. “A interação com os
alunos é um excelente feedback e confirma que os livros atendem às suas necessidades. Os alunos usuários contribuem indicando correções a serem feitas, bem como maneiras de melhorar os livros. Com acesso ao gabarito, eles podem pedir explicações e usam esse material como um reforço na hora
de estudar cada uma das disciplinas”, declara Ana Pavani.

Autor: CTC/PUC-Rio