Conheça o Taranis, a aeronave stealth que não precisa de piloto para atacar

A BAE Systems revelou hoje o Taranis, um avião não-tripulado (UAV) invisível aos radares que pode carregar uma carga útil mortal dentro do território inimigo sem expôr nenhum piloto ao perigo. Ele também pode pensar sozinho. É meio fantástico, e meio Cylon Raider.

Revelado ontem na Inglaterra, o Taranis junta-se a a outros UAVs em desenvolvimento. Parte de uma iniciativa do Ministério de Defesa britânico, o primeiro Taranis parece com um Cylon Raider, de Battlestar Gallactica, e deverá ganhar habilidades autônomas para poder pensar sozinho. Mas antes que você comece a temer alguma futura Skynet, a BAE corre para te acalmar: “Quando sistemas assim entrarem em serviço, eles sempre estarão sob o controle de militares altamente treinados no solo”.

A carga útil e outros equipamentos ainda não foram totalmente desenvolvidos – e o veículo de testes inicial não carrega armas – mas a expectativa é de ter duas baias internas para mísseis e bombas. O nome vem do deus do trovâo na mitologia celta, mas nos testes do ano que vem o objetivo será ver se o Taranis pode realizar ataques sem fazer barulho.

Autor: Jalopnik