Cegos poderão dirigir?

Veja só que coisa incrível: cientistas americanos e a Federação Nacional para os Cegos, (NFB, uma ONG), estão desenvolvendo um veículo para pessoas com deficiências visuais e prometem apresentar um protótipo já no ano que vem.

O veículo terá toda a tecnologia necessária para algo que parece impossível: permitir que uma pessoa cega dirija com independência, disseram a Universidade de Tecnologia da Virgínia e a NFB.

Os recursos incluem sensores que indicam curvas na rua por meio de vibrações nas luvas e “almofadas de ar” (algo como mini airbags) no rosto do motorista par alertar sobre obstáculos.

Outras ajudas que farão parte do pacote incluem uma vestimenta vibratória que dê respostas táteis sobre a velocidade e um volante falante (com rima) que indique a direção do carro.

Ano passado, a universidade americana tranformou um bugue da praia em um veículo experimental para motoristas com deficiência visual.

Eles usaram sensores lasers e câmeras para agir como os “olhos” do bugue.

O protótipo que será apresentado no ano que vem será um utilitário Ford Escape, disse a NFB, em pleno circuito de Daytona, na Flórida.

“Estamos explorando áreas que anteriormente eram tidas como inexploráveis,” disse o presidente Marc Maurer, da NFB.

Autor: Depois da Roda