Feira de engenharia no ABC mostra pebolim inteligente

Estudantes de engenharia elétrica de São Bernardo do Campo, no ABC, inventaram um pebolim (ou totó) inteligente, para um jogador só, no qual um dos times é controlado por braços automáticos, comandados por um programa de computador. 

Outro aparelho é ligado a um programa informatizado para acabar com o problema dos motoristas que ficam dando voltas no estacionamento em busca de uma vaga. O sistema indica onde tem lugar disponível.

“Você vai saber a vaga que você vai parar logo na entrada do estacionamento. Quando você entra no estacionamento essa vaga fica reservada para você. A vaga fica com o status de reservada, ou seja, não vai ser disponibilizada para nenhum carro que entrar”, diz Lucas Costa.

Para evitar acidentes no trânsito, uma equipe criou a luz de freio que pode emitir avisos para quem vem atrás do veículo: é o dispositivo anticolisão traseira.

“Ele serve para avisar o motorista que vem atrás de você o que está acontecendo para evitar uma colisão traseira com antecedência”, diz Bruno Moreira.

Um outro grupo criou um sistema de auto-afinação instalado na guitarra e pré-programado. “A vantagem, é velocidade para afinar a guitarra principalmente para estudantes”, diz Caio Mazzini. “Ele vai poder escolher o padrão de afinação dele e a partir dai se divertir e tocar o padrão desejado.”

Autor: G1